O papel da liderança situacional e sua influência na gestão de dilemas, estratégias e possibilidades nas organizações

Autores

  • Maxmiliano da Silva Soares Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2022.24

Palavras-chave:

liderança, influência, dilemas, estratégias e solução de conflitos

Resumo

Trata-se de uma atribuição organizacional do líder e como ele influência na gestão de conflitos, seus dilemas, estratégias e possibilidades no âmbito situacional. Na escolha do tema, iremos relacionar como o comportamento do líder é capaz de influenciar as decisões do grupo em conflito, do qual afeta diretamente o resultado esperado pela organização. Justificando, sabe-se que para que a equipe entregue os resultados almejados pela organização, é fator dominante que o líder seja dotado de habilidades, conhecimentos e atitudes, que estimule o comprometimento e engajamento da equipe. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases acadêmicas. A análise das respostas permitiu comprovar que funcionários motivados ao consenso, sendo de grande importância para uma empresa. Sem dúvida, o líder tem um papel imprescindível e fundamental neste caso, pois tem o poder de influenciar os funcionários tanto positivamente quanto negativamente. O sucesso da solução de conflitos em uma empresa depende do empenho das pessoas e o líder tem que saber desenvolver as habilidades para lidar com sua equipe, aprender a tomar as decisões em diversas situações, conquistar o espaço e o respeito de sua equipe pela resolução dos conflitos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BERNARDINHO. Transformando suor em ouro. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.

BLANCHARD, Kenneth; ZIGARMI, Patrícia; ZIGARMI, Drea. Liderança e gerente minuto. Rio de Janeiro: Record, 1986.

CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

CHIAVENATO, I. Gerenciando pessoas. 4. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

DUCKWOTH, Angela. Garra -O poder da paixão e da perseverança. 1.ed. 2016.

KOUZES, James ME; POSNER, Barry Z. O Desafio da Liderança. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 10. ed.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica: Técnicas de pesquisa. 8Ed. São Paulo: Atlas, 2013.

MARTINELLI, P. D. Negociação Empresarial: enfoque sistêmico e visão estratégica. 1.ed. São Paulo: Manole, 2002.

NASCIMENTO, E. M.; EL SAYED, K. M. Administração de Conflitos. 2002. Disponível em: http://www.someeducacional.com.br/apz/gestao_ conflitos/4.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2020.

NOGUEIRA; A. J. F. M. Relações de trabalho no setor público. 2010. Disponível em: http://www.pucsp.br/eitt/downloads/III_Ciclo_Arnaldo_ Nogueira.pdf>. Acesso em: 30 set. 2018.

OLIVEIRA, T. F. L. Entenda da rotatividade de pessoal. 2017. Disponível em: https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/rotatividade-de-pessoal-turnover-2/ acesso em 17-12-2020.

SCHIEFER, U.; TEIXEIRA, P. J.; MONTEIRO, S. MAPA -Manual de Facilitação para a Gestão de Eventos e Processos Participantes. Estoril: Princípia, 2006.

Publicado

22.01.2021

Como Citar

SOARES, Maxmiliano da Silva. O papel da liderança situacional e sua influência na gestão de dilemas, estratégias e possibilidades nas organizações. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, p. 111–122, 2021. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2022.24. Disponível em: https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/24.. Acesso em: 23 maio. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 800

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.