GIRO LINGUÍSTICO DA PERFORMANCE E DIALÉTICA EM PERSPECTIVA

Autores

  • André Rosalém-Signorelli Autor/in

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i10.2021.168

Palavras-chave:

Dialética, Giro linguístico da performance, Imaginação Musical, Processo Criativo (“poíesis”), Fazer musical

Resumo

Neste artigo, delineamos uma proposta de aproximação entre o giro lingüístico da performance com o método de investigação científica ou paradigma epistemológico dialético ou histórico-dialético. De fato, lançamos uma hipótese substantiva calcada nas eventuais correlações entre os planos considerados na suso referida proposição de cunho epistemológico. Estas supostas correspondências poderão ser confirmadas ou infirmadas nas considerações finais deste trabalho. Investigamos as possíveis interfaces entre as esferas em estudo por meio do método analítico-descritivo baseado em revisão bibliográfica. A Imaginação Musical, representada pelo fenômeno do impulso criador do Processo Criativo (“poíesis”), alicerçado na Dialética e consubstanciado na improvisação musical verificada no fazer musical ou fazer sonoro, é permeada pela esfera do Giro Linguístico da Performance de forma recíproca, colaborativa e mútua com o fito de promover a ação artístico-cultural em sua integralidade linguístico-comunicativa.

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Publicado

22.01.2024

Como Citar

ROSALÉM-SIGNORELLI, André. GIRO LINGUÍSTICO DA PERFORMANCE E DIALÉTICA EM PERSPECTIVA. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 10, p. 197–232, 2024. DOI: 10.51473/rcmos.v1i10.2021.168. Disponível em: https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/168.. Acesso em: 19 set. 2024.

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