Giro linguístico da performance e fenomenologia em perspectiva

Autores

  • André Rosalem-Signorelli Autor/in

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v2i1.271

Palavras-chave:

Fenomenologia, Giro linguístico da performance, Imaginação Musical, cesso Criativo (“poíesis”), Fazer musical

Resumo

Neste artigo, delineamos uma proposta de aproximação entre o giro linguístico da performance com o método de investigação científi ca ou paradigma epistemológico fenomenológico. De fato, lançamos uma hipótese substantiva calcada nas eventuais correlações entre os planos considerados na suso referida proposição de cunho epistemológico. Estas supostas correspondências poderão ser confi rmadas ou infi rmadas nas considerações fi nais deste trabalho. Investigamos as possíveis interfaces entre as esferas em estudo por meio do método analítico-descritivo baseado em revisão bibliográfi ca. A Imaginação Musical, representada pelo fenômeno do impulso criador do Processo Criativo (“poíesis”) consubstanciado na improvisação musical verifi cada no fazer musical ou fazer sonoro, é permeada pela esfera do Giro Linguístico da Performance de forma recíproca, colaborativa e mútua com o fi to de promover a ação artístico-cultural em sua integralidade linguístico-comunicativa.

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Publicado

22.01.2024

Como Citar

ROSALEM-SIGNORELLI, André. Giro linguístico da performance e fenomenologia em perspectiva. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 2, n. 1, p. 338–356, 2024. DOI: 10.51473/rcmos.v2i1.271. Disponível em: https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/257.. Acesso em: 16 set. 2024.

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