HISTÓRIA DO PIANO E PIANISTAS

AS ESCOLAS NACIONAIS OU LINHAGENS PIANÍSTICAS

Autores

  • André Rosalem-Signorelli Autor/in

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2020.190

Palavras-chave:

Formação pianística e Tradição Musical, “Escolas” ou linhagens pianísticas, Abordagens técnico-interpretativas, Tendências pedagógicas, Fidelidade ao Texto Musical

Resumo

Conforme já questionamos em outro artigo científico: a tradição tem algo a nos ensinar a respeito de como interpretar uma Obra Musical? Identicamente a Signorelli (2019), este trabalho visa desmistificar o conceito de tradição como algo antigo e ultrapassado. Neste escopo, utilizamos o arcabouço teórico consubstanciado na Revisão Bibliográfica; assim como o cabedal de conhecimentos experienciados na vivência do próprio autor. Destarte, o devido alinhamento das ideias técnico-musicais com os grandes mestres do piano pode ter o condão de formar pianistas engajados na excelência técnica, no domínio do aparelho pianístico e na fidelidade ao conteúdo musical expresso no texto escrito pelo compositor em sua partitura.

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Publicado

22.01.2024

Como Citar

ROSALEM-SIGNORELLI, André. HISTÓRIA DO PIANO E PIANISTAS: AS ESCOLAS NACIONAIS OU LINHAGENS PIANÍSTICAS. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 11, p. 345–366, 2024. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2020.190. Disponível em: https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/190.. Acesso em: 16 set. 2024.

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