Desafios e perspectivas do professor na alfabetização e letramento na era do ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v2i2.456Palavras-chave:
Letramento, Alfabetização, Desafios, Perspectivas, Ensino RemotoResumo
O presente artigo trata sobre o tema dos desafi os e perspectivas dos professores na alfabetização e letramento no ensino remoto. Os rumos educacionais impulsionados pela pandemia da Covid-19 acarretaram diversos desafi os para a prática docente desta maneira, professores, inesperadamente se depararam com o ensino remoto, tendo que ressignifi car a forma de fazer a educação. Por isso, o artigo traz refl exões acerca do ensino, assim como demonstra a necessidade de inferir ações inovadoras. Para tanto, dominar as tecnologias digitais é assumir posturas que estimulem a criatividade, o pensamento crítico, é repensar o que se pretende para as turmas de alfabetização. Este estudo tem como objetivo compreender como vem se dando os processos de ensino e aprendizagem na etapa de alfabetização e letramento durante o Ensino Remoto, buscando identifi car suas realidades e os principais desafi os vivenciados pelos professores alfabetizadores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfi ca apoiando-se em artigos científi cos, BNCC, plano da PNA e sites educacionais e diversos autores como, Soares, Gil, Libâneo, entre outros. Com a análise dos dados coletados pode-se concluir que com o ensino remoto, muitas crianças em fase de alfabetização não têm acesso à internet, nem possuem aparelhos eletrônicos em casa, a falta de motivação das crianças e da família por não auxiliarem nesse processo torna-se inviável se efetivar a alfabetização. Também é evidenciado que os educadores tenham uma formação continuada com relação às TICs, objetivando dar subsídios aos professores no uso, tanto instrumental, quanto pedagógico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.