O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS E OS PROBLEMAS LOGÍSTICOS NA EXPORTAÇÃO BRASILEIRA EM VIRTUDE DA PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i3.2021.41Palavras-chave:
Internacionalização, Logística, Exportação, Pandemia do CoronavírusResumo
A internacionalização, de um modo geral, tornou-se relevante estratégia empresarial, pois com ela as empresas garantem acesso ao mercado internacional e ampliam as chances de sucesso, superando prováveis barreiras comerciais. A escolha desse tema deu-se, por buscar conhecimento sobre o impacto da pandemia de coronavírus no mercado de exportação brasileira, já que se trata de um tema pouco explorado, carente de conteúdo científico. O objetivo geral deste trabalho consiste em analisar estratégias de internacionalização utilizadas para enfrentar dificuldades logísticas existentes na exportação brasileira durante a pandemia da Covid-19. E os objetivos específicos consistem em: verificar se a internacionalização das empresas brasileiras segue algum tipo de modelo; levantar os problemas logísticos enfrentados pela logística internacional de transportes no Brasil; identificar estratégias pós-pandemia para a exportação brasileira. Como metodologia realizou-se um estudo bibliográfico em livros, revistas, jornais artigos e sites relacionados ao assunto como intuito de fazer o embasamento teórico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.