O PROCESSO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DESSA PRÁTICA NO COTIDIANO EDUCACIONAL

Autores

  • Francisca kalliana Regis Pinto Marques World University Ecumenical Autor/in

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.85

Palavras-chave:

Educação inclusiva. Deficiência. Educação infantil. Desafios. Benefícios.

Resumo

Esse artigo é uma revisão de literatura, embasada em diversos trabalhos produzidos sobre a temática desenvolvida, que é o processo de inclusão na educação infantil. O objetivo geral desse trabalho é o de debater o processo de inclusão desenvolvido dentro da educação infantil, enfatizando os desafios e as possibilidades advindas disso. Como objetivo específico espera-se: definir o conceito de educação inclusiva; debater sobre os desafios que o processo de inclusão pode trazer para o educando na educação infantil; e apontar os benefícios dessa prática para o desenvolvimento do educando. O trabalho se justifica pela necessidade de cada vez mais se apontar os desafios que são enfrentados no processo de inclusão na educação infantil, e mostrado os benefícios advindos desse processo, pois ao se iniciar o processo de inclusão já na primeira etapa de escolarização, não só se beneficiará a criança incluída, mas toda a turma. O trabalho é organizado em três subtópicos diferentes, sendo o primeiro destinado a apresentar o conceito de educação inclusiva. O subtópico seguinte apresenta os principais desafios que os professores da educação infantil enfrentam em seu cotidiano para conseguirem desenvolver uma educação inclusiva. Finalizando com a apresentação dos benefícios proporcionados não só para os alunos com deficiência, mas para todos os seus colegas, quando se consegue efetivar a educação inclusiva nessa etapa de ensino. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisca kalliana Regis Pinto Marques, World University Ecumenical

    Mestranda em Ciências da Educação

     

Referências

ARANHA, M. S.; MARTINS, P. L. P. Filosofando: introdução à filosofia. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2016.

ARMSTRONG, F. Educação inclusiva: culturas escolares, ensino e aprendizagem. ARMSTRONG, F.; RODRIGUES, D. (org.). In: A inclusão nas escolas. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2014.

BRITO, R. F. A.; LIMA, J. F. Educação física adaptada e inclusão: desafios encontrados pelos professores de educação física no trabalho com alunos com deficiência. Corpo, Movimento e Saúde, Salvador, v. 2, n. 1, p. 1-12, jan./jun., 2012.

CHIOTE, Fernanda de Araújo Binatti. Inclusão da criança com autismo na educação infantil: trabalhando a mediação pedagógica – 2 ed. RJ: ed. Wak, 2015.

DINIZ, D. Direitos humanos, pessoa com deficiência e a bioética. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2018.

GAIO, Roberto; PORTO, Eline. Educação Física e Pedagogia do movimento: possibilidades do corpo em diálogo com as diferenças. In: MARCO, Ademir de et al. Educação Física: cultura e sociedade. Campinas: Papirus, 2006.

GORGATTI, Márcia Greguol. Atividade física adaptada: qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais. 4ª ed. Barueri: Manole, 2018.

LARA, Fabiane Matos; PINTO, Celeida Belchior Garcia Cintra. A importância da educação física como forma inclusiva numa perspectiva docente. Universitas: Ciências da Saúde, Brasília, v. 15, n. 1, p. 67-74, jan./jun. 2017.

MANCHA, S.; STAINBACK, W. Inclusão: um guia para educadores.4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2017.

MANZINI, E. J. Recurso pedagógico adaptado e estratégias para o ensino de alunos com deficiência física. In: MANZINI, E. J.; FUJISAWA, D. S. Jogos e recursos para comunicação e ensino na educação especial. Marília: ABPEE, 2010.

MARTINS, C. L. R. Educação Física Inclusiva: Atitudes dos Docentes. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 637-656, abr./jun. 2014.

MAZINI, M. L. F.; ZANELLA, A. L. A importância das aulas inclusivas de Educação Física para os portadores de deficiência. EF Deportes Revista Digital, Buenos Aires, v. 14, n. 139, dez. 2009.

MITTLER, Peter. Educação inclusiva: contextos sociais. 3 ed. São Paulo: Artmed, 2015.

SOUZA, Daniel Da Silva et al.. A importância da inclusão na educação infantil. Anais IV CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em:<https://www.editorar ealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/72339>. Acesso em: 06 de dez. de 2023.

Arquivos adicionais

Publicado

15.01.2024

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa

Categorias

Como Citar

MARQUES, Francisca kalliana Regis Pinto. O PROCESSO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DESSA PRÁTICA NO COTIDIANO EDUCACIONAL. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2024. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2024.85. Disponível em: https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/85.. Acesso em: 21 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 215

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.