PLANEJAMENTO E GESTÃO EM EDUCAÇÃO: PONTOS DE VISTA E PRINCÍPIOS
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i8.2021.506Palavras-chave:
Planejamento, gestão, educação, princípios.Resumo
A garantia de uma educação de qualidade passa, sem dúvidas, por um longo processo que envolve todo o sistema escolar e as dimensões que vão para além dele. Na contemporaneidade muitos são os desafios na busca da excelência na educação. Dentre esses desafios, o planejamento escolar recebe especial destaque. Conhecer os princípios que regem o ato de planejar e sua fundamentação mais remota na sociedade é fundamental para a atuação no ambiente escolar no tempo presente. As escolas vivenciam tempos que exigem maior autonomia no seu fazer diário, exigem também uma liderança que atue de maneira organizada e transparente para que seja possível a consolidação e alcance das metas de aprendizagem. O planejamento exerce papel de máxima importância nesse processo. Ele é o instrumento que realiza a mediação entre o que se que se idealiza e o que se concretiza no ambiente escolar, servindo, portanto de fundamentação para o desenvolvimento de todas as outras práticas pedagógicas que coexistem na instituição.
Downloads
Referências
ABREU, Francisco Matos. Introdução à teoria do planejamento. In: Roberto Tatiwa Fereira. Planejamento e gestão do desenvolvimento regional. Belém-Pará: UFPA, 2004. Núcleo temático, v. 1.
BRASIL, Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
______. Ministério da Educação. Conae 2014: Documento Final. Disponível em: http://fne.mec.gov.br/images/doc/DocumentoFina240415.pdf, Acesso em: 20 de nov. 2016
EVANGELISTA, Izabel A. S. Educadores Holísticos: Exigências da Atualidade/Pedagogia em Conexão com os Múltiplos Ambientes Educativos. In: FERREIRA, Mª Antonia Vidal; SANTOS, Samai Serique dos. (Orga.). Colóquios Temáticos em Educação: a ação educativa e seus múltiplos aspectos. Santarém: LIS Consultoria, 2010.
KWASNICKA, Eunice Lacava. Teoria Geral da Administração: uma síntese. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LIBÂNEO, Jose C. Organização e gestão de escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001.
MENEGOLLA, Maximiniano; SANT’ANNA, Ilsa Martins. Por que planejar? Como planejar? 13. ed. Petropolis, RJ: Vozes, 2003.
MOURA, Dácio Guimarães; BARBOSA, Eduardo F. Trabalhos com projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
NÉRICI, Imídio Giuseppe. Introdução à supervisão escolar. S. Paulo. 5.ed.Atlas. 1990.
PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o projeto político pedagógico da escola. 4. ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2003.(Guia da escola cidadã; v. 7).
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Coordenador pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 7. ed. São Paulo: Libertad, 2006.(Subsídios pedagógicos do Libertad; 3).
_______Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. 8. ed. São Paulo: Libertad, 2000.(Cadernos Pedagógicos do Libertad; v. 1).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 José Roberto Flores Reche, Ivanise Nazaré Mendes (Autor/in)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.