Gestão estratégica como ação que viabiliza o sucesso no empreendimento
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2021.21Palavras-chave:
Gestão, Estratégica, Sucesso, Empreendimento, EmpresarialResumo
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e de cunho bibliográfico, pautada na revisão de literatura sobre o assunto escolhido, cuja problemática que impulsionou a investigação foi: - Quais as ações necessárias dentro da gestão estratégica que viabilizam o sucesso de uma organização? O Objetivo principal deste trabalho é traçar uma investigação teórica com base na revisão de literatura a respeito da gestão estratégica como ação para viabilidade de um empreendimento, cujo tema parte da motivação desta autoria em conhecer mais sobre este assunto, uma vez que teóricos afirmam que o empreendimento compreende um espaço para a aplicação de estratégias e planejamentos bem elaborados para atingir êxito. No presente esboço, ainda é possível identificar e entender que a gestão estratégica como uma ação com a qual se viabiliza o sucesso no empreendimento. Os objetivos específicos do referido trabalho consistem em apresentar as vantagens nas quais a gestão estratégica permite o sucesso de uma organização empresarial; compreender como a gestão estratégica se faz necessário e sua importância no contexto empresarial; além de discutir as consequências da ausência da gestão estratégica dentro da organização. Finalmente, conclui-se que a gestão estratégica é extremamente importante para o trabalho empresarial, pois ele é fator decisivo para o sucesso empresarial.
Downloads
Referências
ANSOFF, H. Igor, DECLERK, Roger P., HAYES, Robert L. (Org.) Da gestão estratégica à administração estratégica. São Paulo: Editora Atlas, 1987.
DUCKER, A. A importância do planejar para o comércio. São Paulo. Ed.3. Nobel, 2007.
CHRISTENSEN, Carl. ROCHA, A. da. Marketing: Teoria e Prática no Brasil. Editora: Atlas Ano: 1995.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
FISHMANN, Adalberto Martinho I.R. Gestão estratégica na prática. São Paulo: Editora Atlas, 1990.
GAJ, Luis. O estrategista: do pensamento à ação estratégica na organização. São Paulo: Editora Makron Books, 2002.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GRACIOSO, Francisco. Gestão estratégica orientado para o mercado. 3ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 1996.
HINDLE, Tim. Tudo sobre administração. São Paulo: Editora Nobel, 2002.
JÚNIOR, Aldery Silveira Guilherme. Gestão estratégica como instrumento de mudança organizacional. 2.ed. São Paulo: Editora Atlas, 1999.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1992.
LEVY, A. R. Estratégia em ação. São Paulo: Editora Atlas, 1986.
MARCONI, M. de A. LAKATOS, E. M; Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MATOS, F. G., CHIAVENATO, I. Visão e ação estratégica. São Paulo: Editora Makron Books, 1999.
MOTTA, P. R. Dimensões gerenciais do planejamento organizacional estratégico. In: VASCONCELLOS FILHO, P.; MACHADO, A. M. V. (Org.). Gestão estratégica, formulação, implantação e controle. Belo Horizonte: Editora Moderna,1984, Capítulo 2, p.132-133.
SEBRAE. 2018. O que são estratégias empresariais. 2018, disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-que-sao-estrategias-empresariais,e4df6d461ed47510VgnVCM1000004c00210aRCRD. acesso em 29 dez. 2020.
SILVA, R. O. Teorias da administração. São Paulo: Editora Pioneira Thomsom Learning, 2001
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Maxmiliano da Silva Soares (Autor/in)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.