Importância da criminalização da prática de stalking na proteção ao direito da liberdade e da privacidade no âmbito digital

Autores

  • Janaína Amaral Azevedo Faculdade Santo Agostinho de Vitória da Conquista Autor/in

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v2i2.430

Palavras-chave:

Stalking, Liberdade, Privacidade, Perseguição, Cyberstalking

Resumo

Trata o presente artigo de abordar sobre a importância da tipifi cação da prática de perseguição conhecida como stalking no Brasil, através da Lei de n. 14.132/2021 para a proteção do direito à liberdade e privacidade. Desse modo, objetivou-se analisar a proteção constitucional aos direitos de liberdade e privacidade e como a criminalização da prática de stalking no Brasil impacta nessa proteção. Para alcançar tal objetivo, a metodologia utilizada para a pesquisa foi o método dedutivo e revisão literária. Por se tratar um tema novo, como sua redação no código penal a utilização de periódicos e doutrina pertinente se fez essencial. Concluiu-se que o stalking é um crime que fere os direitos fundamentais constitucionais, tendo grande impacto na liberdade e privacidade da vítima.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

22.01.2024

Como Citar

AZEVEDO, Janaína Amaral. Importância da criminalização da prática de stalking na proteção ao direito da liberdade e da privacidade no âmbito digital. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 2, n. 2, p. 436–441, 2024. DOI: 10.51473/rcmos.v2i2.430. Disponível em: https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/317.. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

11-20 de 23

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.