CONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS E OBJETIFICAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NA SOCIEDADE BRASILEIRA- UM OLHAR HISTORIOGRÁFICO
DOI:
https://doi.org/10.51473/ed.al.v3i1.540Palavras-chave:
História, Racismo, Escravidão, História das mentalidades, História do BrasilResumo
Artigo elaborado como trabalho de conclusão de curso da especialização em História e Cultura afrobrasileira, tendo como base a historiografia da escravidão e pós abolição da população negra no Brasil, e suas repercussões na mentalidade e cultura geradora do senso comum no País. Analisando, expondo e relacionando diversos contextos e dinâmicas históricas, faz uma abordagem sucinta, mas concisa, do processo de desumanização de pessoas racializadas como “negres” e a consequente visão de utilitários até os dias atuais. O processo de estigmatização e de alimentação de estereótipos, que condiciona tais indivíduos a lugares sociais pré-determinados, e a exclusão, é o foco principal; de forma a contribuir com o entendimento sobre a força que o processo histórico escravagista teve na estruturação da exclusão da população negra no Brasil e sua consequente naturalização dessa exclusão e marginalização.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.