Impacto da inflação no poder de compra e a desvalorização da moeda
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2022.196Palavras-chave:
Inflação, Moeda, Poder de compraResumo
A inflação é caracterizada como aumento contínuo dos preços, provocada pela perda do poder de compra e a desvalorização da moeda. Partindo para uma esfera econômica quanto a situação financeira de um país, a liquidez de uma moeda está atrelada a política monetária adotada pelo governo vigente. Em conformidade com esses argumentos, esse trabalho teve como objetivo estudar a variação e as trocas de moeda no decorrer dos anos e a relevância do índice IPCA no orçamento das famílias. A pesquisa teve como base um levantamento bibliográfico com o apoio de artigos, livros e periódicos que já se delimitaram ao estudo desta problemática. Foi utilizado dados do IPCA, que é considerado o índice oficial da inflação do Brasil, medido e divulgado pelo IBGE. A pesquisa contém imagens, representadas através de tabelas demonstrando a trajetória e a evolução da moeda no Brasil. A inflação é definida como a elevação de preço dos itens básicos de consumo, por ser um que mede os preços de forma geral, a alta isolada de um determinado produto, bem ou serviço não pode ser considerada como inflação. Moeda brasileira ao longo dos anos passou por diversas alterações que afetaram a liquidez da economia e o poder aquisitivo dos consumidores. Esta pesquisa apresenta a problemática de como a moeda brasileira passou por mudanças ao longo, por causa dos índices inflacionários altos. Esse estudo se justifica na relevância do tema para a sociedade de forma geral, e não somente para profissionais da administração, contabilidade e economia. Através da análise e mensuração dos dados, obteve-se como resultado de que o poder de compra da população está concentrado em grande parte na aquisição de produtos e serviços básicos que compõe a cesta básica do IPCA. Por outro lado, quanto aos planos econômicos adotados no brasil, todos eles tiveram em comum objetivo de estabilizar a economia, contendo a alta desenfreada nos preços
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.