PROTEÇÃO COSTEIRA DA CIDADE DA BEIRA EM MOÇAMBIQUE:AVALIAÇÃO E PROPOSTAS DE MITIGAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.507Palavras-chave:
COASTAL PROTECTION OF THE CITY OF BEIRA IN MOZAMBIQUE: EVALUATION AND MITIGATION PROPOSALSResumo
A presente pesquisa é o resultado de uma pesquisa quantitativa que visa propor formas sustentáveis de proteção da zona costeira para reduzir os efeitos negativos da erosão costeira na Cidade da Beira, partindo de uma avaliação prévia. Para a percepção dos dados da pesquisa, a metodologia foi constituída de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, observação direta e inquérito com funcionários do Conselho Municipal e moradores do bairro da Praia Nova, Ponta – Gêa, Palmeiras e Macuti, com uma amostra de 215 participantes. A partir da análise estatística, a pesquisa constatou que a causa natural da erosão costeira é a chuva, o aquecimento global e o aumento do nível do mar, enquanto das causas antropogénicas foi constatado a destruição da vegetação costeira e das dunas; das medidas naturais sustentáveis consta o plantio de mangal e de casuarinas, enquanto das medidas artificiais consta a construção de quebra-mares, muralhas e esporões. Dada a relevância do estudo, sugere – se que, o município envide esforços junto do governo e parceiros de cooperação no sentido de conseguir financiamento para construção de muralha partindo da praia nova até a zona do palácio dos casamentos; a edilidade deve fazer esforços para reabilitar principalmente os quebra-mares próximos de desaguadouros, e formar seus funcionários na matéria de proteção costeira e gestão de riscos de calamidades. Também deve desenvolver palestras envolvendo a comunidade, na matéria sobre as causas e consequências das mudanças climáticas, aquecimento global e da erosão.
Downloads
Referências
BOENTE, Alfredo; BRAGA, Gláucia. Metodologia científica contemporânea. Rio de Janeiro: Brasport, 2004.
CONSULTEC. Relatório Final do Estudo Ambiental Simplificado da Dragagem do Canal de Acesso ao Porto da Beira. Janeiro de 2007.
COSTA, Joaquim Mauro. Guia para elaboração de projectos de pesquisa. 2.ª Edição revista e actualizada, 2006.
GIL, António Carlos, Como Elaborar Projecto de Pesquisa, Editora Atlas S. A, São Paulo, 4ª Edição, 2002.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2002.
MAPARAGEM, Albano Sâlzon. Impacto das ondas oceânicas nas praias da cidade da Beira (uma contribuição para a erosão costeira) Trabalho de Licenciatura. Universidade Eduardo Mondlane, 2005.
MARTINS, Gilberto Andrade; LINTZ, Alexandre. Guia para Elaboração de Monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso. São Paulo: Atlas, 2000.
MELO, Sousa e ROSEMERI, Oliveira. Contribuição dos Indicadores Ambientais ao Planeamento Territorial da Zona Costeira. Jornal Ciências Ambiente e Desenvolvimento. Vol I. Brasil, 2004.
MICOA. Plano de acção para a prevenção e controlo da Erosão de solos 2008 – 2018. Aprovado na 32ª Sessão do Conselho de Ministros, 04 de Dezembro de 2007.
OLIVEIRA, Martins de Castro. A protecção das zonas costeiras e portos sobre os efeitos da erosão. As infra-estruturas de conservação e protecção. 1ª Edição. Porto, 1999
REIS, E. Estatística descritiva. Lisboa: Edições Sílabo. 1996.
SANTOS, C. R. A interface das políticas públicas com o processo de ocupação humana na área de preservação permanente: vegetação fixadora de dunas na Ilha de Santa Catarina. Florianopolis, 2001.
SCHERER. M. E. G. A Influência da Gestão Costeira na Conservação dos Ecossistemas Ênfase na Ilha de Santa Catarina - Brasil. Universidade de Cadiz. Espanha, 2001.
SILVEIRA, PAULA DE CASTRO. Algumas considerações sobre a Lei do Ambiente em Moçambique. 2011.
SOARES, C. R. ANGULO, R. J. LESSA, G. C. Morfodinâmica de ambientes actuais, evolução da planície e problemas de erosão costeira. Curitiba, 1997.
SOUZA, C.R. de G. Praias Arenosas e Erosão Costeira. Editora Ribeirão Preto, 2005.
VANDLER, Azevedo de Araújo. A biodiversidade vegetal na protecção costeira: um olhar para os mangais e casuarinas. 2ª Edição. Editora Atlas, 2005.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Albano Carige, Jaime Ernesto Naene, Carlos José Domingos Alface, António Inácio Comando Suluda (Autor/in)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.