A educação indígena e a educação Musical
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.585Palavras-chave:
Cultura indígena. Arte. Música.Resumo
Este trabalho expõe uma discursão apresentada na Dissertação de Mestrado que investiga A ARTE MUSICAL COMO FERRAMENTA EDUCATIVA NA VITALIZAÇÃO DO ESTUDO DA LÍNGUA MATERNA DO POVO INDÍGENA KOKAMA NO ENSINO FUNDAMENTAL I NA COMUNIDADE DE SAPOTAL NO MUNICÍPIO DE TABATINGA. A música faz parte da vida indígena de diversos povos originários onde hoje é o Brasil, faz parte de tudo, dos trabalhos, do nascimento, da colheita, dos rituais e outros momentos da vida indígena. A música é uma experiência humana. Não deriva das propriedades físicas do som tais, mas sim da relação do homem com o som. Seguindo as análises de Penna, a música é um fenômeno social e histórico. Toma como exemplo a música europeia que consolidou o sistema tonal, criando a partir de suas experiências códigos formais que a música ocidental durante três séculos obedeceu. Em seu sistema a menor distância a percepção de intervalos menores. Mas outros povos possuem um sistema diferente. O resultado é quando ouvimos a música de outros povos, ela nos representa e para nós a música dos povos indígenas pode parecer esquisita e da mesma forma a nossa música parece esquisita para eles. Percebe-se na discursão, que há a ruptura de conceitos místicos a respeito da música, por ser uma produção de origem transcendental. Na verdade, a sensibilidade musical, não é fruto de um dom inato, mas sim, de estímulo adquiridos, frutos de vivencia em determinada sociedade.
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