ASPECTOS GERAIS, TÉCNICAS DE APLICAÇÃO E EFEITOS COLATERAIS DO USO DO ÁCIDO HIALURÔNICO NA BIOMEDICINA ESTÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v4i4.71Palavras-chave:
Preenchedores, Envelhecimento Facial, Ácido Hialurônico, Biomedicina esteticaResumo
Este estudo descreve e analisa os aspectos gerais, técnicas de aplicação e efeitos colaterais do uso do ácido hialuronico na biomedicina estética. Levando em conta que a estética é factualmente um dos segmentos mais poderosos da economia, há uma enorme procura por procedimentos estéticos para amenizar as desordens corporais e faciais. A sociedade contemporânea está cada vez mais preocupada em manter uma aparência jovem e harmoniosa, levando a busca constante por métodos que amenizem ou retardem a expressão desses sinais, permanecendo assim com a aparência da pele jovem por mais tempo. Atualmente, a utilização de preenchedores na estética expandiu consideravelmente. Se tornando ferramenta cada vez, mas usada no auxílio ao rejuvenescimento. Há atualmente numerosos tipos distintos de preenchedores, todavia não há no mercado um preenchedor ideal, puro e sem efeitos adversos. Dentre os preenchedores, o ácido hialurônico (AH) é o que mais se aproxima dessas peculiaridades esperadas, por essa razão é o que tem sido mais utilizado, no entanto salienta-se que ele pode apresentar alguns efeitos adversos. O presente estudo teve como objetivo descrever e analisar os aspectos gerais e técnicas de aplicação do ácido hialurônico na biomedicina estética, expor seus riscos e enumerar as suas possíveis complicações. Para tanto realizou-se uma pesquisa bibliográfica nas principais bases de dados, a biblioteca virtual em saúde (bvs); scientific electronic library online (scielo), Google acadêmico e lilacs. Concluindo então que o AH é uma alternativa eficaz e relativamente segura para diversos usos na biomedicina estética.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.