A disseminação cultural de complexos vegetais na medicina popular do estado de Alagoas
uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2021.207Palavras-chave:
Etnobotânica, Plantas Medicinais, Misturas VegetaisResumo
Os complexos vegetais são misturas de plantas, em que várias espécies são associadas entre si em recipientes fechados, juntamente com substâncias alcoólicas e adocicadas, formando ao longo dos dias uma substância utilizada para curar enfermidades. São exemplificados por garrafadas, xaropes e lambedores. Buscar entender os aspectos bioculturais associados a esses preparados torna-se fundamental, pois desempenham um papel histórico e tradicional para diversas populações locais do Nordeste do Brasil. Assim, este trabalho objetivou investigar o papel e a composição de complexos vegetais utilizados pela medicina popular do estado de Alagoas através de uma revisão sistemática. Para isso, realizamos buscas por trabalhos etnobotânicos realizados em Alagoas que evidenciassem complexos vegetais utilizados na região. Para busca dos trabalhos usamos palavras-chave em português e inglês nas plataformas Google Acadêmico e Scielo, sendo selecionados e analisados. Identificamos 169 complexos vegetais através de 6 categorias de uso (41 lambedores, 41 garrafadas, 11 banhos medicinais, 53 chás, 16 xaropes e 07 sucos. Foram identificadas um total de 70 espécies (32 são exóticas e 38 são nativas) utilizadas nos preparados. Tais complexos são utilizados para curar diversas enfermidades, com destaque para aquelas associadas ao sistema respiratório. Os complexos vegetais desempenham papel significativo para as pessoas de região, pois além de serem utilizados para fins medicinais, fazem parte dos aspectos socioculturais da região. A realização deste trabalho contribui de forma eficaz na divulgação dos aspectos bioculturais associadas aos complexos vegetais da medicina popular do estado de Alagoas e serve como subsídio para realização de novos trabalhos relacionados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.