Os desafios da maternidade no contexto da pandemia de Covid- 19 numa perspectiva pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v2i2.325Palavras-chave:
Educação, Pandemia, Relação Família-EscolaResumo
O estudo traz experiências vivenciadas no contexto família e escola, frente aos desafi os e as possibilidades de melhorias no ensino aprendizagem na modalidade com o ensino remoto, numa realidade imposta pela crise sanitária da pandemia de COVID-19. A introdução contempla o desdobramento das observações gerais e os desafi os das mães em assumirem várias funções simultaneamente, como o labor doméstico, a educação dos fi lhos através do ensino remoto e ainda exercer um trabalho formal. O primeiro tópico traz relatos de mães, ocorridos em uma escola pública, do interior do Ceará, presenciados pela autora deste trabalho, professora na referida escola. As mães falaram sobre suas angústias com a educação dos fi lhos. As queixas predominantes são sobre o comportamento dos fi lhos, quando elas têm que ensinar as atividades escolares. Pode-se notar que as mães se angustiam muito por não dominarem as habilidades necessárias ao ensino. Porém, apresentam comportamentos inadequados, muitas vezes, surgidos por ausência de diálogos e a imposição de limites, quando necessário. A partir desses relatos, refl etimos sobre habilidades sociais educativas e a importância destas habilidades na formação dos educadores, buscando entender as cobranças que as mães passaram a receber sobre a educação formal dos fi lhos no contexto da pandemia. Por fi m, discutimos o papel da escola e as profi ssionais da Educação em promover a aprendizagem, visando possibilidades em amenizar os impactos emocionais sofridos pelas mães, professoras e alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.