EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO AMBIENTE ESCOLAR: Uma Revisão Bibliográfica das inovações e desenvolvimento para o mercado de trabalho
Entrepreneurial education in the school environment: A literature review on innovations and development for the labor market.
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2024.800Palavras-chave:
Educação Empreendedora. Inovação Pedagógica. Mercado de Trabalho.Resumo
Este estudo aborda a importância da educação empreendedora no ambiente escolar, destacando seu papel como ferramenta para o desenvolvimento de competências essenciais para o mercado de trabalho. O objetivo é analisar à educação empreendedora no ambiente escolar, destacando sua contribuição para o desenvolvimento de competências essenciais ao mercado de trabalho. A metodologia, trata-se, de um ensaio teórico e um estudo bibliográfico através da abordagem qualitativa, e procedimento técnico descritivo. Os instrumentos de coletas dos dados foram estudos de publicações artigos científicos publicados nas plataformas como scielo, google acadêmico, biblioteca virtual. Os resultados destacam que a implementação de práticas pedagógicas inovadoras tem contribuído para preparar os alunos para os desafios do mercado de trabalho. Conclui-se que a educação empreendedora no ambiente escolar não apenas auxilia na formação de cidadãos mais preparados para o mercado de trabalho, mas também promove o desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora, essencial para enfrentar os desafios de um mundo em constante transformação.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CRESWELL, John. Pesquisa qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC, UNESCO, 2001.
DIAS, Ester. Programa Jovem Aprendiz: Oportunidades e Desenvolvimento. 2024. Disponivel em: https://blog.casadodesenvolvedor.com.br/jovem-aprendiz. Acesso em: 22 dez. 24.
DOLABELA, F. Pedagogia Empreendedora. São Paulo: Editora de Cultura. 2003.
FORMAÇÃO DUAL. A combinação de teoria e prática caracteriza o modelo do sistema dual alemão de formação profissional, de sucesso internacional. 2023. https://www.tatsachen-ueber-deutschland.de/pt-br/trabalhar-na-alemanha/formacao-dual. Acesso em: 22 dez. 24.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
SCHIRLO, C. et al. Educação Empreendedora: Conceitos e Práticas. São Paulo: Editora XYZ, 2009.
SEBRAE. Ceará é o primeiro do Nordeste em estudantes beneficiados com o ensino do empreendedorismo. 2023. Disponivel em: ttps://ce.agenciasebrae.com.br/cultura-empreendedora/ceara-e-o-primeiro-do-nordeste-em-estudantes-beneficiados-com-o-ensino-do-empreendedorismo. Acesso em: 22 dez. 24.
SEBRAE. Educação Empreendedora ainda está distante da realidade das salas de aula no país. 2022. Disponivel em: https://agenciasebrae.com.br/cultura-empreendedora/educacao-empreendedora-ainda-esta-distante-da-realidade-das-salas-de-aula-no-pais. Disponível em: 22 dez. 24.
SEBRAE. Educação Empreendedora. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, 2015.
SEBRAE. O que é ser empreendedor? Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, 2019.
SOUZA, E. C. L. et al. Métodos e técnicas de ensino e recursos didáticos para o ensino do empreendedorismo em IES brasileiras. In: Encontro da associação nacional dos programas de pós-graduação em administração, 28. 2004.
WICKERT, M. L. S. Referenciais educacionais do Sebrae: versão 2006. Brasília: Sebrae, 2006.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Nilton Antonio Azevedo Rodrigues (Autor/in)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.