OS JOGOS COMO FERRAMENTAS FACILITADORAS NO ENSINO DE FUNÇÕES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i7.2021.127Palavras-chave:
Aprendizagem, Conceito, Ensino, Funções, Jogos, MatemáticaResumo
O ensino e aprendizagem da Matemática tem se revelado um grande desafio em especial no que se refere ao conteúdo de funções no Ensino Médio, cujo entendimento é de grande relevância, pois facilita o aprendizado de outras disciplinas e a aplicação em situações do cotidiano. O presente trabalho, tem por objetivo mostrar a importância da utilização de jogos na disciplina de Matemática, como facilitadores de compreensão e melhor assimilação dos conceitos necessários para a devida aprendizagem do conteúdo de funções, bem como estimuladores do trabalho em equipe e do cumprimento de regras. Com o objetivo de minimizar as dificuldades de aprendizagem em uma turma do 1º ano do Ensino Médio, com distorção de série/idade e proveniente de um projeto chamado “Avançar”, na Escola Estadual Alice Salerno Gomes de Lima, situada no município de Manaus, Estado do Amazonas, buscamos uma estratégia motivadora para o ensino de funções tendo por base as teorias de David Tall e Shlomo Vinner (1981) que em seus estudos utilizaram a ideia da máquina de função para introduzir o conceito de função e desta forma criar uma imagem conceitual. Adaptamos e aplicamos nove jogos, a saber: Jogo de Damas Adaptado, Figuras Máquina de Função, Encontre a Saída Máquina de Função, Determine a Função Máquina de Função, Batalha Naval com Coordenadas Cartesianas, Trilha Conceito de Função, Stop Funcional, Amazonas dá Sorte Funções e Caminho Sinuoso. Esses jogos têm por objetivo criar uma imagem conceitual consistente na estrutura cognitiva que está associada ao conceito incluindo todas as imagens mentais e propriedades a elas associadas bem como os processos envolvidos. Os jogos são um instrumento didático consistente, pois segundo os teóricos Borin, Grando, Nogueira e Lara entre outros, o trabalho pedagógico com jogos envolve o raciocínio dedutivo para a jogada, para a argumentação e troca de informações, além de permitir a comprovação da eficiência de estratégias pensadas. Para esta pesquisa, utilizamos as categorias de jogos propostas por Lara (2003): Jogos de construção, Jogos de treinamento, Jogos de aprofundamento e Jogos estratégicos. Antes da apresentação dos jogos, foi aplicado um teste sobre o conteúdo de funções. Os jogos foram apresentados para os alunos em dez encontros semanais. No final de cada encontro, foram feitas observações sobre o desempenho dos alunos. Tais observações nos permitiram perceber que mesmo os estudantes apresentando algumas dificuldades relacionadas às operações matemáticas com números inteiros e racionais, o resultado obtido foi muito satisfatório. A análise do pré-teste e do pós-teste evidenciou que os alunos passaram a ter uma imagem conceitual mais consistente sobre funções, progresso na análise de gráficos, identificação dos elementos importantes da função e interpretação satisfatória de problemas do cotidiano que envolviam conceito de função. Esperamos com este trabalho ter contribuído para a melhoria do ensino e aprendizagem da Matemática na sala de aula.
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