A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Fábio Henrique Macedo Autor/in

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.528

Palavras-chave:

Jogos; Língua; Português.

Resumo

O presente artigo ao longo de seus conteúdos aborda sobre o processo de utilização de jogos na rotina de ensino e aprendizagem da língua portuguesa, consolidando de que forma os docentes podem inserir em suas rotinas a metodologia dos jogos consolidando o ensino da língua portuguesa. O objetivo geral consiste em destacar os principais aspectos da utilização de jogos no processo de ensino da língua portuguesa. Quanto aos objetivos específicos, esses são: descrever os principais aspectos dos jogos educativos; analisar como os jogos digitais podem ser aplicados junto a aprendizagem da língua portuguesa. Na parte metodológica realizou-se uma revisão de literatura, destacando alguns dos principais conceitos e analises de autores renomados no campo pedagógico. Utilizando-se principalmente de livros, artigos e dissertações publicadas aos longos últimos 7 anos, ressaltando quais os procedimentos e aspectos que são fundamentais na rotina de ensino da língua portuguesa. Pode-se concluir que no processo de consolidação da linguagem e gramatica, os jogos são uma ferramenta lúdica positiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

CARVALHO, Gabriel Rios de. A importância dos jogos digitais na educação / Gabriel Rios de Carvalho; Bruno Dembogurski, orientador. Niterói, 2018.

CHEFER, S. M. Os jogos educativos como ferramenta de aprendizagem enfatizando a educação ambiental no ensino de ciências. 2014. 176 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba - PR, 2014.

CORRÊA, R. S.; NASCIMENTO, T. G. Baralho celular: jogo didático para o ensino de Citologia em aulas de Ciências do Ensino Fundamental. Revista SBEnBIO (V ENEBIO e II EREBIO), v. 7, p. 6288-6298, 2014.

COSTA, A.A.; GENOVESE, L. G. R. PraCiência: A criação de um jogo como ferramenta pedagógica para o Ensino de Física e História da Ciência. In: XXIII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2019, Salvador. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2019. p. 1-8.

FERNANDES, N. A. Uso de jogos educacionais no processo de ensino e aprendizagem. 2020. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Especialista em Mídia na Educação) - Centro interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, CINTED/UFRGS, RS, 2020.

FONSECA, C. V.; CARDOSO, K. A. Jogos didáticos e pesquisa em ensino de Ciências da Natureza: estudo documental em edições do ENPEC (2007-2015). In: XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 2017. Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis: ABRAPEC, 2017.

GROS, Begoña. The impact of digital games in education. FirstMonday, v.8, n. 7, jul. 2003. Disponível em: CINTED-UFRGS Novas Tecnologias na Educação V. 6 Nº 2, Dezembro, 2018.

KIYA, M. C. da S. O uso de jogos e de atividades lúdicas como recurso pedagógico facilitador da aprendizagem. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE– Produções didático-pedagógicas. ISBN 978-85-8015-079-7, v. 2, 2014.

LUCAS, A. E. P. S.; MAXIMO-PEREIRA, M. Jogos didáticos no ensino de Ciências: uma revisão de literatura em artigos de periódicos A1 e A2 da base Qualis. Revista Caderno de Educação Básica, v. 5, n. 2, p. 1-10, 2020.

MARTINS, L. Jogos Didáticos como metodologia ativa no ensino de ciências. 2018. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza com habilitação em Física) - Instituto Federal de Santa Catarina, Jaraguá do Sul - SC, 2018.

PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. Autêntica, 2016.

PAIVA, Francisco Rafael de. Jogos didáticos em matemática no ensino médio: uma proposta para a aprendizagem. 2016.

PILETTI, C. Didática Geral. São Paulo: Ática, 2018.

SANTOS. J.; MONTEIRO, L. Educação e covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. In: Revista Encantar —Educação, Cultura e Sociedade -Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01 –15, jan./dez. 2020.

SCHIRMER C.R; FONTOURA, D.R; NUNES, M. Distúrbio da Aquisição da Linguagem e da Aprendizagem. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v.80, abr., 2019.

TEIXEIRA, P. et al. Percepções docentes e práticas de ensino de ciências e biologia na pandemia: uma investigação da Regional 2 da SBEnBio. In: Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, vol. 13, n. 1, 2020. p. 153 –171. Maio/Ago. 2022 ISSN 2594 –9004.

Arquivos adicionais

Publicado

07.06.2024

Como Citar

MACEDO, Fábio Henrique. A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2024. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2024.528. Disponível em: https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/528.. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 58

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.