Ludicidade no Ensino de Matemática no 5º Ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Tereza Lemos de Oliveira Santos no Município de Atalaia do Norte-AM

Autores

  • José Cruz Queiroz do Nascimento Autor/in

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.467

Palavras-chave:

Ensino da Matemática, Jogos Matemáticos, Processo Educativo, Conhecimento e Ensino-aprendizagem.

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade verificar se o ensino de matemática pode se tornar interessante para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, através do lúdico com utilização de jogos matemáticos. Neste contexto, os jogos matemáticos: contigo 60, dominó da multiplicação, maratona da divisão e corrida dos inteiros, surgiu como um processo educativo, com o objetivo de promover ensino-aprendizagem através do lúdico. Como metodologia de abordagem qualitativa documental, foi aplicado um questionário para saber o nível de aprendizado dos alunos, logo após, deu-se uma aula sobre os conteúdos de adição, subtração, multiplicação e divisão. Como complementação, foram aplicados os jogos citado acima. Ao aplicar novamente o questionário notou-se uma grande melhora no nível de aprendizado dos educandos desta turma de 5º ano, em relação as quatro operações básicas da matemática. Dessa forma, pode-se notar que o uso dos jogos possibilitou a construção do conhecimento dos educandos, despertando assim, a criatividade, o raciocínio lógicos e sua capacidade motora. Também, através destas atividades, notou-se nos alunos um maior interesse e curiosidade pelo aprendizado da matemática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Cruz Queiroz do Nascimento

    1. Graduado em pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, pós-graduado em Gestão Educacional pela Faculdade de Educação da Serra – FASE e especialização em metodologia do ensino básico em matemática. Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana do Paraguai. E-mail: josecruzatn@gmail.com.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular. Matemática no Ensino Fundamental anos Iniciais. Brasília 2017.

BRASIL, Ministério da Educação (MEC). Matemática no Ensino Fundamental. A matemática do contexto e o contexto na Matemática. Fernandes de Carvalho. Brasília: Secretaria de Educação Básica. 2010.

NEVES, Libéria Rodrigues. O uso dos jogos teatrais na educação. Possibilidade diante do fracasso escolar/Libéria Rodrigues Neves; Ana Lydia Bezerra Santiago. 2. ed. – Campinas, SP. Papiros, 2010.

RIZZI, Leonor e Haydt, Regina Célia. Atividades lúdicas na educação da criança. Ed. Ática, 6ª edição, Série Educação. 1997.

SANTOS, Marli Pires dos. A ludicidade como ciência. Petrópolis: Vozes, 2001.

Arquivos adicionais

Publicado

16.03.2024

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa

Como Citar

NASCIMENTO, José Cruz Queiroz do. Ludicidade no Ensino de Matemática no 5º Ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Tereza Lemos de Oliveira Santos no Município de Atalaia do Norte-AM. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2024. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2024.467. Disponível em: https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/467.. Acesso em: 21 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1-10 de 402

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.