UM NOVO OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
AULAS REMOTAS NO ESTADO DO PARANÁ.
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i5.2021.88Palavras-chave:
Pandemia, Ensino remoto, TecnologiasResumo
Um novo cenário tem se constituído neste ano de 2020 na educação a nível mundial. Sendo assim, faz-se necessário delinear esse momento histórico. Desta forma, este artigo vem ao encontro da necessidade em abordar a educação brasileira em tempos de pandemia. A pandemia do novo coronavírus, o Covid-19, fez com que a realidade das escolas de ensino regular e profissionalizante em todo o Brasil constituísse um novo formato de ensino, já que o ensino presencial teve sua interrupção. Com o objetivo de evitar a propagação do vírus em uma escala ainda maior a que o Brasil se encontrava, medidas como a suspensão das aulas presenciais foram tomadas no mês de março de 2020, buscando a redução da propagação do novo vírus. Tal medida de suspensão das aulas presenciais nas redes públicas e privadas de ensino básico no Brasil, estabeleceu um novo quadro nunca vivenciado anteriormente: fez-se necessário estabelecer um ensino remoto e assim dar sequência ao ano letivo em questão. De acordo com o relatório do Banco Mundial, mais de 1,5 bilhões de alunos ficaram sem estudos presenciais em 160 países. Com este contexto, estados e municípios tiveram que buscar saídas emergenciais para a continuidade das atividades escolares. A solução encontrada para a continuidade do ensino, foi com o auxílio de suportes remotos de ensino e a introdução de novas metodologias, apoiadas em tecnologias digitais, pois, de uma hora para outra, as aulas presenciais foram substituídas para a modalidade de ensino a distância (EAD), obrigando professores/as e alunos/as a um aprendizado rápido de novas tecnologias de comunicação e informação (TICs).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.