A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA DA ENFERMEIRA OBSTETRA À GESTANTE NO PROCESSO DE PARTURIÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2021.38Palavras-chave:
Cuidados, Enfermeira Obstetriz, ParturienteResumo
Objetivos: Descrever a importância da assistência da enfermeira obstetra à gestante no processo de parturição. Metodologia: Utilizou-se de revisão de literatura os dados foram levantados das bases eletrônicas da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), revistas eletrônicas, google scholar. A gestação é um período em que a mulher passa por transformações biológicas que variam de gestante para gestante e da idade gestacional. Resultados: A enfermeira obstetra é um profissional habilitado para atuar na assistência à mulher durante o processo do parto. O processo gestacional trata-se de uma experiência de vida saudável que engloba mudanças físicas, sociais e mentais no cotidiano das gestantes e também das pessoas que com elas convivem. Em algumas situações, a gestação pode trazer riscos para o processo saúde-doença da mãe e do bebê através de uma evolução desfavorável da gravidez. Considerando que nem todos os indivíduos têm a mesma probabilidade para adoecer ou morrer, não são todas as gestações que oferecem riscos para a mãe e para a criança. Conclusão: O parto é um evento único, o respeito e a valorização das experiências de cada mulher são fundamentais ao período que envolve o início do trabalho de parto, parto e nascimento, com necessidade de conscientização do profissional que parteja, para a maneira como a qual as parturientes preferem viver esse momento. Neste contexto, a participação da enfermeira obstetra é fundamental, uma vez que a prática de seus cuidados é de suma importância para humanizar a assistência.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.