ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE SUBMETIDO AO TRATAMENTO COM RADIOTERAPIA
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i5.2021.87Palavras-chave:
Enfermagem Oncológica, Medicina Nucelar, oplasias da glândula tireoide, Radioisótopos de iodoResumo
O câncer de tireoide é a neoplasia mais comum dos tumores de cabeça e pescoço no mundo, e afeta três vezes mais as mulheres do que os homens, sendo o quinto tumor mais frequente em mulheres nas regiões Sudeste e Nordeste do Brasil. A iodoterapia tem sido utilizado a mais de 50 anos com sucesso, e possui indicação de caráter complementar a outros tratamentos, no geral aparece associada com o tratamento cirúrgico ou no tratamento de metástases do carcinoma diferenciado de tireoide. Objetivo: Identificar na literatura cientifica os principais cuidados de enfermagem ao paciente submetido ao tratamento com radioiodoterapia. Material e metódo: Estudo descritivo, exploratório, os dados foram colhidos através de levantamento bibliográfico na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) com os seguintes critérios de seleção: artigos publicados no idioma português (Brasil), no período de janeiro/2000 a dezembro/2019. Resultados e discussões: A busca permitiu a captura de 10 artigos que compuseram a amostra deste estudo. Dente os principais cuidados prestados pela equipe de enfermagem destaca-se educação em saúde; comunicação terapêutica e suporte psicoemocional; procedimentos técnicos e cuidados com quarto terapêutico. Conclusões: A enfermagem encontra-se presente, desenvolvendo importante papel na terapêutica dos pacientes submetidos a radioiodoterapia e deve sempre gerenciar e dispensar cuidados com embasamento técnico cientifico, contribuindo para o êxito do tratamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.