UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA CRÍTICA E INCLUSIVA NO ENSINO MÉDIO: o romance ‘O Alegre Canto da Perdiz’, de Paulina Chiziane, e suas possíveis abordagens para o ensino da Literatura Africana
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.452Palavras-chave:
Proposta pedagógica, ensino médio, literatura africana, “O Alegre Canto da Perdiz”, Paulina Chiziane.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica para o Ensino Médio, por meio da abordagem do ensino de literatura africana, tendo como foco a obra “O Alegre Canto da Perdiz” (CHIZIANE, 2008). A necessidade de ampliar o ensino de literatura busca promover uma abordagem que vá, além do paradigma eurocêntrico, explorando a literatura africana como uma forma de enriquecer o repertório cultural dos alunos, aí, incluindo o desenvolvimento de uma consciência crítica e reflexiva entre os aprendentes. O artigo menciona a inclusão da literatura africana no currículo escolar, com destaque para a importância da Lei 10.639/2003, neste sentido, que obriga o ensino sobre História e Cultura Afro-brasileira. Além disso, o documento mais recente que orienta e normatiza o ensino: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2019), a qual discute a necessidade de repensar a forma como a literatura é ensinada na escola, procurando tornar a leitura e a escrita atividades prazerosas para os alunos. A metodologia proposta envolve a leitura coletiva da obra, com posterior discussão em grupos; a contextualização histórica e social do enredo do romance, e a reflexão sobre temas como sexualização do corpo negro feminino, o branqueamento e identidade. Essa proposta pedagógica visa a promover uma educação mais inclusiva e diversificada, proporcionando, aos alunos do ensino médio, uma experiência crítica em relação à literatura africana.
Downloads
Referências
ABRAMOWICZ, Anete; GOMES, Nilma Lino. Educação e raça: perspectivas pedagógicas e estéticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
ARAÚJO, Fabiana Tavares. Literatura e saberes indígenas na educação básica em A Cura da Terra, de Eliane Potiguara, 2015. 2023.
BENTO, Maria Aparecida Silva. Branqueamento e branquitude no Brasil. Editora: Vozes, 2002.
BNCC, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no contexto escolar: possibilidades,..2019....Disponível...em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/193-tecnologias-digitais-da-informacao-e-comunicacao-no-contexto-escolar-possibilidades. Acesso: jan. 2024.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 Março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, DF: Congresso Nacional, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/civil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: nov. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2019. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf/. Acesso em: set. 2021.
CHIMAMANDA, Ngozi Adichie. O perigo da história única. Companhia das Letras, 2009. TEDGlobal.https://www.ted.com/talks/chimamanda_ngozi_adichie_the_danger_of_a_single_story/c?language=pt1. Acesso em: jan. 2024.
CHIZIANE, Paulina. O Alegre Canto Da Perdiz. Editorial Caminho, 2008.
FIGUEIREDO, Isabela. A gorda. Lisboa, Caminho, 2017.
GONCALVES, Anamélia Fernandes. Corpos transfigurados: representações do corpo na ficção....de...Paulina...Chiziane,...2010.
https://ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/mestletras/DISSERTACOES/Corpos_Transfigurados.pdf
LIMA, Norma Sueli Rosa. Úrsula e o Alegre Canto da Perdiz: Quando as águas se encontram em Maria Firmina do Reis e Paulina Chiziane. In: FREITAS, Sávio Roberto Fonseca de (Org.). Moçambique no feminino: a narrativa de Paulina Chiziane. João Pessoa: Editora UFPB, p. 119-134, 2021.
MOSQUERA ANDRADE, Gina Paola. Educação intercultural no componente curricular da educação física como intervenção ao fenômeno do multiculturalismo: presença da matriz africana. 2023. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
MUNANGA, Kabengele. Superando o Racismo na escola. 2. ed. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Brasília, 2005.
O ALEGRE CANTO DA PERDIZ, DE PAULINA CHIZIANE. Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilópolis, v.9, Número 3, setembro-dezembro, 2018
PCN. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio, 2000.
PEPETELA. Mayombe. Ed. Leya. 2013.
QUITÉRIA, Filó de. Vida e Obra de Paulina Chiziane. Escola comunitária missão yoido internacional. MAPUTO, 2022.
RICARDO, Mariany Teresinha. O alegre canto da perdiz, de Paulina Chiziane, e o reconhecimento de alguns aspectos histórico-culturais moçambicanos. Revista Crioula. Nº 24. Dissidências de Gênero e Sexualidade nas Literaturas de Língua Portuguesa. 2019.
RODRIGUES, Demilson Moreira. No ventre do mundo: O alegre canto da perdiz, de Paulina Chiziane. Revista Athena v. 09, n. 2, 2015.
SCHMIDT, Simone. O corpo e terra em O alegre canto da perdiz. In: SECCO, Carmen Lúcia Tindó Ribeiro; MIRANDA, Maria Geralda de. (Org.). Paulina Chiziane: vozes e rostos femininos. Curitiba: Appris, 2013, p.229-247.
SILVA, Cristine Alves. O corpo negro feminino e a prostituição, no romance O alegre canto da Perdiz, de Paulina Chiziane. Revista do Curso de Letras da UNIABEU. Nilópolis, v.9, Número 3, setembro-dezembro, 2018.
STAMM, Beatriz Amancio. A representatividade afro feminina na literatura infantojuvenil para uma educação decolonialista: uma produção literária sobre as Deusas africanas, 2023
TEXEIRA, Izabel Cristina dos Santos. Um Ecofeminista em Ventos do Apocalipse, de Paulina Chiziane. Revista Língua & Literatura, v. 12, n. 18, p. 185-196. Dez. 2010.
VASCONCELOS, J. M. Meu Pé de Laranja Lima (2ª ed.). Edições Melhoramentos. 1975.
XAVIER FILHO, José Luiz. Respeite nosso Axé: o Imaginário Docente Sobre as Religiões de Matrizes Africanas no Espaço Escolar. 2023.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 James Anderson Vitor Lima (Autor/in)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.