A DIVERSIDADE CULTURAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2024.657Palavras-chave:
Diversidade Cultural. Educação Multicultural. Ensino e aprendizagem.Resumo
Este trabalho traz um recorte da Dissertação de Mestrado que aborda sobre A TRÍPLICE FRONTEIRA BRASIL, PERU E COLÔMBIA: A DIVERSIDADE CULTURAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UMA TURMA DO 3º ANO DA ESCOLA ESTADUAL PIO VEIGA NO MUNICÍPIO DE ATALAIA DO NORTE. A diversidade cultural existente na Tríplice Fronteira, expressa na linguagem, na música, na culinária, nas danças, nas relações econômicas e sociais, promovem uma riqueza sociocultural que torna as escolas fronteiriças, um espaço ideal para desenvolvimento de uma educação plural. A realidade dos municípios do alto Solimões na tríplice fronteira entre o Brasil, Peru e Colômbia, apresenta uma grande e diversificada população com suas nuances socioculturais e educacionais nos mais variados aspectos de uma dinâmica peculiar na região fronteiriça amazônica: Há uma livre circulação de pessoas, transações comerciais e culturais, mercadorias pelos rios, moedas nacionais (real, peso, soles válidos nos países), comércio livre (de gêneros alimentícios, tecidos, combustível, materiais de construção, eletrônicos, eletrodomésticos, entre outros), culinária diversificada, língua (portunhol, mistura da língua portuguesa e espanhol), música, dança, vestuário, religiosidade, transporte e etc. O trabalho buscou analisar como a diversidade cultural da tríplice fronteira pode contribuir no processo de formação dos alunos.
Downloads
Referências
RODRIGUES, Samara Bermeguy Porto, et al. A diversidade social e cultural na fronteira amazônica Brasil-Colômbia-Peru. III Seminário Internacional em Sociedade e Cultura na Pan-Amazônia. Universidade Federal do Amazonas - UFAM Manaus (AM), de 21 a 23 de novembro de 2018.
RODRIGUES, Danielle; GUEDES, Sabrina. Multiculturalismo e suas implicações na educação. Revista Educação Pública, 08 jan. 2019. Disponível em: <https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/1/multiculturalismo-e-suas-implicaes-na-educao>. Acesso em: 10 ago. 2022.
SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2008.
SANTOS, E. Ideias sobre currículo, caminhos e descaminhos de um labirinto.
Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 13, n.
, p. 417-430, jul./dez., 2004.
SILVA, M.A.S.S Construindo a leitura e a escrita: reflexões sobre uma prática alternativa em alfabetização. 2.ed. São Paulo: Ática, 1990.
SOBRAL, Adail. Internet na escola: o que é, como se faz. 3ed. São Paulo: Loyola, 2002.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
TERRA, Ernani. A produção literária e a formação de leitores em tempos de tecnologia digital. 1.ed. Curitiba: Intersaberes, 2015.
RODRIGUES, Samara Bermeguy Porto, et al. A diversidade social e cultural na fronteira amazônica Brasil-Colômbia-Peru. III Seminário Internacional em Sociedade e Cultura na Pan-Amazônia. Universidade Federal do Amazonas - UFAM Manaus (AM), de 21 a 23 de novembro de 2018.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Wanyo de Souza Monteiro (Autor/in)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.