O USO DOS RITMOS E DANÇAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Wanyo de Souza Monteiro Autor/in

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.608

Palavras-chave:

Diversidade Cultural. Dança. Ensino e aprendizagem.

Resumo

Este texto trata-se de um recorte da Dissertação de Mestrado que aborda sobre A TRÍPLICE FRONTEIRA BRASIL, PERU E COLÔMBIA: A DIVERSIDADE CULTURAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UMA TURMA DO 3º ANO DA ESCOLA ESTADUAL PIO VEIGA NO MUNICÍPIO DE ATALAIA DO NORTE. O Brasil é um país formado por uma grande diversidade cultural formado por diversos povos, africanos, europeus e indígenas, cada um com seus costumes, valores e crenças, uma mistura de diferentes culturas. As escolas localizadas em faixas de fronteiras, por exemplo, são escolas consideradas com maior taxa de diversidade cultural, por sofrerem influências de cidades/países vizinhos. Cabe destacar, que o Brasil possui intensas fronteiras com diversos países da América do Sul, dentre essas intensas fronteiras, evidenciaremos neste estudo a Tríplice Fronteira: Brasil, Peru e Colômbia. Embora, a escola seja um ambiente propicio para se trabalhar com a diversidae cultural, o que se tem visto no ambiente escolar, é a grande dificuldade dos professores em integrar essas diversidades em suas práticas pedagógicas. Desta maneira, a escola deve assumir o papel de intermediador, para o estudo e conhecimento das culturas existentes no âmbito escolar, através de práticas pedagógicas significativas. Assim, este estudo objetivou analisar como a diversidade cultural da tríplice fronteira pode contribuir no processo de formação dos alunos. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Wanyo de Souza Monteiro

      Mestre em Ciências da Educação Pela Universidad Interamericana do Paraguay. Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática da Educação Básica pela Universidade Federal do Amazonas; Graduado Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

Referências

AMARAL, N. F. (Org.). Multiculturalismo na Amazônia: o singular e o plural. Curitiba: Editora CRV, 2009

ARANHA, M. L. A. Filosofia da educação. 3.ed., São Paulo: Moderna, 2006.

ARAÚJO, Siane Paula de. A dança na escola. 54 f. Monografia (Graduação) – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2009.

ARTAXO, I. Ritmo e movimento. Guarulhos: Phorte, 2003.

BARBOSA, Ana Clarisse Alencar. Sociedade democrática: entre a identidade e a diversidade. 2014. Londrina: S.A, 2014. p. 03-33.

BARRETO, Débora. Dança, ensino, sentidos e possibilidades na escola. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

BARROS, D. R. P.; BRAGA, H. Ginástica e música. Rio de Janeiro: Rythmus, 1983.

CAMINADA, Eliana. História da Dança: evolução cultural – Rio de janeiro: Sprint, 1999.

CANDAU, Vera Maria. Pluralismo Cultural: Cotidiano escolar e formação de professores; In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Magistério: Construção cotidiana. Rio de Janeiro: Vozes, 1997 a. p. 237-250.

CANEN, A., OLIVEIRA, A. M. A. de. Multiculturalismo e currículo em ação: um estudo de caso. In: Revista Brasileira de Educação. São Paulo, Set/Dez 2002. [p. 61-74].

CARNEIRO, R. (2001). Fundamentos da educação e da aprendizagem: 21 ensaios para o século 21. Vila Nova Gaia, Fundação Manuel Leão, p.26-42.

Arquivos adicionais

Publicado

13.09.2024

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa

Como Citar

MONTEIRO, Wanyo de Souza. O USO DOS RITMOS E DANÇAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2024. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2024.608. Disponível em: https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/608.. Acesso em: 18 set. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 202

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.