PROGRESSO DA TECNOLOGIA NOS ESPAÇOS PEDAGÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2024.728Palavras-chave:
Tecnologia. Ensino-aprendizagem. Modelos de Ensino. Inovações Metodologias.Resumo
Atualmente é preciso inovação no processo de ensino-aprendizagem para que a educação seja efetuada com sucesso nos espaços educacionais. Diante disso, o objetivo principal deste trabalho é apresentar uma discussão sobre o processo de ensino e aprendizagem entre as tecnologias, as inovações metodológicas e a interatividade, trazendo exemplos de metodologias inovadoras que modificaram o contexto educacional. Sabe-se que instituições educacionais que não investem em tecnologias e novas metodologias não atraem os alunos para os estudos e, como consequência, não avançam em relação às que investem. A metodologia utilizada neste estudo foi uma pesquisa bibliográfica realizada em sites acadêmicos como SciELO e Google Acadêmico com autores de artigos e sites entre os anos de 2011 e 2021. Diante do que foi pesquisado, é possível considerar que, na atualidade, as instituições precisam se reinventar e, para isso, é preciso utilizar tecnologias e novas metodologias tendo como referência escolas que mudaram seu currículo e sua metodologia, como a escola Marista em Brasília, que faz da tecnologia uma metodologia de ensino-aprendizagem usando instrumentos e ferramentas que aumentam e facilitam a interação, proporcionando um aprendizado e um ensino mais prazeroso e atraente.
Downloads
Referências
Barros, A. F. (2019). O uso das Tecnologias na Educação como Ferramentas de Aprendizado. Revista Científica Semana Acadêmica, v. 1. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigo_o_uso_da_tecnologia_como_ferramenta_aprendizado_1.pdf. Acesso em: 03 julho 2023.
Colégio Verbo Divino. 5 exemplos práticos de como utilizar a tecnologia na escola. Disponível em: https://blog.cvdonline.com.br/tecnologia-na-escola/. Acesso em 08 de julho 2023.
Cotin, A. 4 Escolas que melhoraram resultados com tecnologia educacional. Disponível em: https://www.geekie.com.br/blog/4-escolas-tecnologia-educacional. Acesso em 03 de julho 2023.
Garcia, M. B. O.; Oliveira, M. M.; Plantier, A. P. (2019). Interatividade e Mediação na Prática de Metodologia Ativa: O uso da Instrução por Colegas e da Tecnologia na Educação Médica.
Ludospro. Tecnologias que vem fazendo sucesso em salas de aula. Disponível em: https://www.ludospro.com.br/blog/tecnologia-em-sala-de-aula. Acesso em: 08 de julho de 2023.
Moran, J. (2013). Novos modelos de sala de aula. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2013/12/modelos_aula.pdf. Acesso em: 03 julho 2023.
Nhantumbo, T. L. (2020). Capacidade de Resposta das Instituições Educacionais no Processo de Ensino-Aprendizagem Face à Pandemia de Covid-19: Impasses e Desafios. Revista EDUCAmazônia – Educação Sociedade e Meio Ambiente, Humaitá, v. 25, n. 2, p.556-571, jul dez. Disponível em https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/7851. Acesso em: 05 julho 2023.
Santos, T. D. (2018). Teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon e a Relação com o E-learning. [Ebook] Must University.
Santos, D. M.; Leal, N. M. (2018). A Pedagogia De Projetos E Sua Relevância Como Práxis Pedagógica E Instrumento De Avaliação Inovadora No Processo De Esnino Aprendizagem. Revista Científica da FASETE. Disponível em: https://www.unirios.edu.br/revistarios/media/revistas/2018/19/a_pedagogia_de_projetos_e_su a_relevancia_como_praxis_pedagogica_e_instrumento_de_avaliacao_inovadora.pdf. Acesso em: 03 julho 2023.
Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n.1, p. 87-96, jan-março, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/ymkRSQ7NgSVCGrGH7zmPkKy/abstract/?lang=pt. Acesso em: 05 julho 2023.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Eduardo Batista Gomes Chaves , Geany Carla Barros Silva , Virgínia Tenório de Carvalho , Juniel dos Santos Carvalho , George Henrique Braga lins , Camila Naiara Ferreira da Silva , Eliete de Nazaré Barbosa Santos , Cláudio Pereira Leite , Eliana Maria de Sousa Lima e Sousa , Jaquelina Aparecida de Oliveira (Autor/in)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.