Cibercultura e educação: impactos, possibilidade e desafios
Cyberculture and education: Impacts, Possibilities, and Challenges
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.930Palavras-chave:
Cibercultura. Educação. Escola. Tecnologias.Resumo
A cibercultura é um tema relativamente recente, mas que vem ganhando espaço dentro das discussões acadêmicas e sociais, em função de seus impactos dentro da sociedade em rede em que vivemos. Neste trabalho debateremos acerca dos impactos positivos e negativos, as possibilidades e desafio que advém da cibercultura. Trata-se de uma revisão de literatura, que usou como referência, artigos, livros dissertações, teses e trabalhos que possuíssem relevância cientifica para serem utilizados na ampliação do debate aqui travado. Para facilitar a leitura e posterior debate este trabalho é divido em três subtópicos diferentes, sendo o primeiro destinado a conceituação da cibercultura. O segundo apresentará a discussão sobre os maiores desafios para que a cibercultura possa ser implementada para todos. Já no último subtópico, discutiremos a importância e os benefícios de se levar a cibercultura para dentro da escola. Ao fim deste trabalho podemos perceber que cada vez mais a cibercultura faz parte de nossas vidas, e que a mesma tende a aumentar gradativamente esta participação ao mesmo tempo em que a sociedade moderna vai se conectando com o mundo virtual. Pode-se também perceber que é na escola e na figura do professor que se alicerçam os maios impulsionadores da efetiva implementação da cibercultura no cotidiano do aluno, para que este desde cedo, saiba como usar esta ferramenta da maneira mais funcional possível.
Downloads
Referências
CASTELLS, M. A sociedade em rede. 6ª Edição. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
DEMO, P. Habilidades e competências no século XXI. Porto Alegre: Editora Mediação, 2012.
GABRIEL, Martha. Educ@r: a (r)evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva, 2013.
GIDDENS, A. Sociologia. 6. Ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. 2ª edição. Campinas – SP: Papirus, 2010.
RIBEIRO, Flávia Martins. GORETTI , Maria Paz. O ensino da matemática por meio de no-vas tecnologias. Revista Modelos – FACOS/CNEC Osório Ano 2 –Vol.2 – Nº2 – AGO/2012 – ISSN2237-7077.
SOUZA, Alice Regina Pacó de. Et al. Cibercultura: um estudo contextualizador e introdutó-rio. In. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS 2010.
TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.
VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa. Educação, tecnologia e cibercultura: entre Impactos, possibi-lidades e desafios. Revista UNIABEU. Belford Roxo V.7 Número 16 maio- agosto 2014.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Robertha Pinho Campelo, Vanessa Ramos Vieira, Rosa Maria da Silva Carneiro, Maria do Socorro Sousa Silva (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.