importância do exame de Papanicolau para o rastreio do HPV1
DOI:
https://doi.org/10.51473/ed.al.v3i1.513Palavras-chave:
Saúde da mulher, HPV, Papilomavírus, Exame cervical, Exame Preventivo, PapanicolauResumo
O HPV é uma infecção sexualmente transmissível muito comum, pois estima- se que aproximadamente 80% das mulheres sexualmente ativas serão expostas pelo menos uma vez na vida a tal infecção. No entanto, esta infecção é, na maioria dos casos, transitória e raramente causa lesões. Objetivo: Esse estudo tem por objetivo analisar, o quadro de percepções, fatos, situações e processos, a fi m de identifi car e examinar as relações existentes entre causas e efeitos do diagnóstico de HPV por meio do exame preventivo de colo de útero, também conhecido como exame de Papanicolau, avaliando o impacto causado pelo diagnóstico de lesões associadas ao HPV na sexualidade feminina. Metodologia: O método de pesquisa utilizado neste trabalho fundamentou- -se em livros, artigos científi cos proveniente de bases científi cas como Medline, Lilacs e SciELO e artigos da internet, sendo essa, portanto, uma pesquisa bibliográfi ca. Conclusão: Após ler, analisar, comparar e sintetizar o conteúdo de artigos científi cos de diferentes autores a respeito do assunto em comento, constatou-se que embora o HPV seja um dos tipos de câncer mais incidentes em mulheres, o exame de colo de útero ou exame de Papanicolau é extremamente efi caz no diagnóstico precoce da doença. Por meio dele pode ser indicado o tratamento mais adequado em cada caso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.