OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO DE PANDEMIA
UMA ANALISE SOBRE A APLICAÇÃO DO ENSINO REMOTO1
DOI:
https://doi.org/10.51473/ed.al.v3i1.622Palavras-chave:
Educação, Ensino, Remoto, PandemiaResumo
Objetivou-se com este artigo, conhecer os desafios da educação infantil em relação ao ensino remoto em tempo de pandemia. A metodologia utilizada considerou a pesquisa bibliográfica, e de campo, com abordagem qualitativa e quantitativa. Fundamentou-se teoricamente em estudiosos da área como Lück (2009), Vygotsky (1998), Lavado (2020), Soprana (2020) dentre outros. Para a realização da pesquisa de campo aplicou-se questionários para 6 (seis) pais/responsáveis e 2 professores da educação infantil de 3 a 5 anos). Verificou-se os desafios foram grandes, a rotina escolar teve que ser reinventada pra adequar-se ao momento. As crianças da educação infantil, conviveram com o ensino remoto de forma bem satisfatória, demonstraram, apesar de terem entre 3 a 5 anos, tiveram facilidades de usar e assistir os vídeos. As atividades também conseguiram ser correspondidas dento das expectativas. O grande problema foi o distanciamento do contexto escolar. Professores e gestor da escola se esforçaram e aprenderam e ensinaram através das suas dificuldades e facilidades envolvidas no processo da pandemia de COVID 19. Concluiu-se que a escola de educação infantil e todos os componentes que lhe faz parte, como colaboradores, professores, gestores, crianças e responsáveis aprenderam junto e conseguiram superar dentro de suas limitações as dificuldades do processo de educação no período pandêmico, onde o ensino remoto transportou a possibilidade de ensino indo além doa espaços físicos e ao mesmo tempo deixando claro que nada substituir o abraço, o cainho, respeito presente no dia a dia do cotidiano da escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.