MARKETING DIGITAL PARA STARTUPS: MARKETING DIGITAL PARA MICROEMPRESÁRIOS, UMA IDEIA REVOLUCIONÁRIA PARA ALCANÇAR O SUCESSO
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2021.675Palavras-chave:
Marketing Digital; Internet; Redes Social; Mix de Marketing.Resumo
Quem nunca enfrentou filas para efetuar um pagamento ou mesmo para comprar um determinado produto. Alguns tempos atrás fazíamos isso, perdendo horas em filas de mercado, bancos, livrarias e aeroportos. Atualmente podemos fazer tudo isso, sem enfrentar filas, sem sair de casa ou assistindo um filme; reduzindo o tempo de espera, podendo receber em casa. Tudo isso está de posse do consumidor, através de seu aparelho Smartphone. Com isso cresce a importância de desenvolver e laborar um plano de ação com o marketing digital; pois cada pessoa que tiver um aparelho sua empresa estará lá também. É possível indagar-se cientificamente de que maneira o Marketing Digital é um fator influenciador do comportamento do consumidor no setor econômico brasileiro, qual a frequência que os consumidores compram pela internet. O que as empresas enfrentam atualmente não é falta de insumos (matéria prima e componentes), ou de empresas de serviços. E sim a carência de clientes fiéis (seguidores). As empresas contemporâneas podem fabricar produtos além do que os clientes podem consumir. Com isso aumenta o nível da concorrência no mercado competitivo, e, quem sai ganhando são os consumidores. O sucesso de um negócio eletrônico depende de muitos fatores. Não basta à empresa ter um site bem estruturado, com um design atraente e com as melhores tecnologias. As empresas e startups devem ir além da percepção dos clientes, deve engendrar uma familiaridade recíproca lucrativa. A empresa precisa definir qual será seu posicionamento no mercado, e vislumbrar os possíveis cenários futuros. O Marketing Digital é uma realidade inegável que vem somando forças com o comércio tradicional, um meio de comunicação versátil que integra oportunidades de vendas, relacionamento com o cliente e uma propaganda boca a boca positiva.
Downloads
Referências
BLOG Marketing Digital de Resultados, Ranking das redes sociais: as mais usadas no Brasil e no mundo, insights e materiais gratuitos. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/blog/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/. Acessado em 17 dez. 2020.
BLOG MARKETING UNICID, Segmentação de mercado. Disponível em: <http://marketingunicid.blogspot.com/2018/11/segmentacao-de-mercado.html>. Acesso em: 16 de novembro de 2020.
CETIC, Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação, é o departamento do NIC.br responsável pela coordenação e publicação de pesquisas sobre a
v. 7 ed. especial (2021): RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber. ISSN: 2675-9128
disponibilidade e uso da Internet no Brasil. Disponível em:
https://cetic.br/pt/tics/domicilios/2019/domicilios/A4/>. Acesso em: 16 nov. 2020.
COBRA, M. Administração de Marketing no Brasil. São Paulo: Cobra Editora e Marketing, 2005.
COBRA, M. Administração de Marketing no Brasil. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
COSTA, G. C. G. Negócios Eletrônicos: uma abordagem estratégica e gerencial. Curitiba: Editora IBPEX, 2007.
E-BIT, Levantamento mensal realizado pela empresa e-bit. Disponível em: www.ebitempresa.com.br. Acesso em: 10 dezembro de 2020.
ECONOMIA, OGlobo.com. Faturamento de lojas online no Brasil cresce 47% no 1º semestre de 2020, maior alta em 20 anos. Disponível em: < https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2020/08/28/faturamento-de-lojas-online-no-brasil-cresce-47-por-cento-no-1o-semestre-de-2020-maior-alta-em-20-anos.ghtml>. Acessado 15/12/2020.
DRUCKER, P. F. Desafios gerenciais para o século XXI. São Paulo: Pioneira, 1999.
Gil, Antônio Carlos. Gestão de Pessoas: Enfoque nos Papéis Profissionais, São Paulo: Atlas, 2002.
KOTLER, P.; KELLER K. L. Administração de Marketing 12. ed. São Paulo: Pearson Educação no Brasil, 2006.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi, Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2009.
Limeira, Tania M. Vidial. E-Marketing 2ed. São Paulo: Saraiva 2007.
ONU NEWS, Estudo da ONU revela que mundo tem abismo digital de gênero. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2019/11/1693711#:~:text=Mais%20da%20metade%20da%20popula%C3%A7%C3%A3o,Internet%20continua%20a%20crescer%20globalmente. Acesso 15 dez. 2020.
TORRES, C. A Bíblia do Marketing: Tudo o que você queria saber sobre Marketing na Internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec Editora, 2009.
VAZ, C. A. Google Marketing: o guia definitivo de marketing digital. 2 ed. São Paulo: Novatec Editora, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 William Pacheco Machado, Hugo Silva Ferreira (Autor/in)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.