A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL NO CONTEXTO DA SUPERPOPULAÇÃO CARCERÁRIA E SUAS IMPLICAÇÕES
The Reduction of the Age of Criminal Responsibility in the Context of Prison Overcrowding and Its Implications
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.851Palavras-chave:
maioridade penal; criminalidade; adolescentes; população carcerária.Resumo
Este artigo objetiva em fazer uma análise sobre a redução da maioridade penal, tema este bastante polêmico, visto que são crescentes os números da criminalidade envolvendo adolescentes, ao mesmo tempo em que a população de presos aumenta e extrapola a capacidade de encarceramento. As condições precárias de vivência em estabelecimentos penais, cada vez mais lotados e insalubres, reforçam a tese de que é dever do Estado criar políticas públicas, a fim de evitar, por exemplo, a evasão escolar e consequente ingresso pelos menores de idade no mundo do crime. Foram feitas pesquisas em livros de diversos autores, artigos publicados na internet, os quais argumentam a favor e contra a tese da diminuição da maioridade penal e suas implicações.
Downloads
Referências
BECCARIA, Cesare. Dos Delitos e das Penas. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Vade Mecun Saraiva. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
BRASIL, Decreto-Lei nº 2848, de 07 de dezembro de 1940. Código Penal. Vade Mecun Saraiva. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
BRASIL, Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Vade Mecun Saraiva. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
COSTA, Marli Marlene Moraes da & STURZA, Janaína Machado & CASSOL, Sabrina. Direito, Cidadania e Políticas Públicas. Curitiba: Multideia, 2010.
______. Decreto-lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848.htm>
DESTRI, Dyandra Celico. AS Maioridade Penal e suas Implicações. Jus Nagegandi, 2015. Disponível em: <http://jus.com.br/artigos/43259/a-maioridade-penal-e-suas-implicacoes>
GONÇALVES, Juliana de Assis Aires. Redução da maioridade penal como fator incapaz de gerar a diminuição da violência. Disponível em: <http://wwwambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=12036&revista_caderno=3>.
LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 18. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
NUCCI, Guilherme de Souza. Código Penal Comentado. 10. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.
SÁ, Alvino Augusto de & SCHECAIRA, Sérgio Salomão. Criminologia e os Problemas da Atualidade. São Paulo, Atlas, 2008.
SÁ, Arthur Luiz Carvalho de. As Medidas Socioeducativas do ECA e a reincidência da delinquência juvenil. Conteúdo Jurídico, 07 de julho de 2009. Disponível em:
SILVA, Darlúcia Palafoz. O art. 5º, da CF/88 em confronto com o sistema carcerário brasileiro. Disponível em: http://jus.com.br/artigos/21053/o-art-5-iii-da-cf-88-em-confronto-com-o-sistema-carcerario-brasileiro.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Rúbia Letícia Mysko, Gizela Dickmann Olsson Primaz, Adimir Josoé Seib Gamarra (Autor/in)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.