ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA
UM RETORNO AO ESTÍMULO DE CONSTRUÇÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i5.2021.103Palavras-chave:
Geografia, Espaço, Esquema Corporal, Lateralidade, Relações Espaciais TopológicasResumo
Nas séries iniciais, a geografia se enquadra nos estudos sociais juntamente com a sociologia e a história e tem como objetivo estudar o espaço geográfico. A criança em idade escolar, por volta dos 6-7 anos tem como competência aprender a se orientar espacialmente, essa psicogênese da noção de espaço é construída conforme o desenvolvimento cognitivo da criança. É um processo longo que não se deve pular fases. Tem-se aspectos relevantes como o esquema corporal, a lateralidade, relações espaciais topológicas. Toda essa trajetória de experimentação da criança converte-se na construção da psicogênese da noção de espaço.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.