HISTÓRIA DO PIANO E PIANISTAS
AS ESCOLAS NACIONAIS OU LINHAGENS PIANÍSTICAS
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2020.190Palavras-chave:
Formação pianística e Tradição Musical, “Escolas” ou linhagens pianísticas, Abordagens técnico-interpretativas, Tendências pedagógicas, Fidelidade ao Texto MusicalResumo
Conforme já questionamos em outro artigo científico: a tradição tem algo a nos ensinar a respeito de como interpretar uma Obra Musical? Identicamente a Signorelli (2019), este trabalho visa desmistificar o conceito de tradição como algo antigo e ultrapassado. Neste escopo, utilizamos o arcabouço teórico consubstanciado na Revisão Bibliográfica; assim como o cabedal de conhecimentos experienciados na vivência do próprio autor. Destarte, o devido alinhamento das ideias técnico-musicais com os grandes mestres do piano pode ter o condão de formar pianistas engajados na excelência técnica, no domínio do aparelho pianístico e na fidelidade ao conteúdo musical expresso no texto escrito pelo compositor em sua partitura.
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