ANÁLISE DO DISCURSO DE POSSE DO PRESIDENTE INTERINO MICHEL TEMER
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i11.2021.192Palavras-chave:
Discurso político, Michel Temer, Estratégias DiscursivasResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as diversas estratégias discursivas utilizadas no discurso político brasileiro. A análise será desenvolvida com base nos postulados da análise francesa do discurso, principalmente nos postulados de Charaudeau (2008) e Maingueneau (2008). O corpus selecionado é o discurso de posse do Presidente interino Michel Temer, proferido no dia 12 de maio de 2016, após o afastamento de Dilma Rousseff. Em nossa investigação, consideramos alguns dos efeitos de sentido possíveis, das escolhas lexicais feitas no discurso de posse de Michel Temer. Para embasar a análise do discurso de posse, foi feita uma retrospectiva histórica das sete constituições que o Estado Brasileiro teve, apresentando o contexto sociopolítico e cultural de cada uma delas, desde a primeira de 1824 até a nossa atual de 1988. Sendo assim, pretende-se contribuir para a análise do discurso político brasileiro e os meios de persuasão utilizado pelos nossos governantes. Como resultado foi possível analisar os principais termos utilizados pelo presidente interino Michel Temer durante o seu discurso que contribuíram para a construção do seu ethos e que resultaram na grande influência do seu discurso na opinião pública da nação e legitimação do seu governo, após o afastamento da presidenta Dilma Rousseff.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.