Projetos didáticos
instrumento de construção de saberes no processo educativo
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v2i1.260Palavras-chave:
Projetos Didáticos, Saberes, EducaçãoResumo
Utilizar projetos didáticos como instrumento de construção de saberes no processo educativo é, proporcionar oportunidades de construção de saberes, é libertar e mostrar conhecimentos guardados para serem meios para soluções de problemas que atingem o processo educativo. É também umas das estratégias para o educador e a escola mobilizarem-se em torno de um movimento que vise à transformação do processo educativo escolar. Trabalhar com projetos didáticos é trabalhar de maneira diferenciada, é sair de uma pedagogia monótona e partir rumo a princípios básicos do processo educativo de qualidade. É uma nova organização pedagógica e metodológica para trabalharmos nas escolas, envolvendo saberes diversifi cados para elevarmos a autoestima tanto do educador quanto do educando. Devemos deixar-nos levar pelas transformações, para haver mudanças no modo pelo qual trabalhamos em sala de aula. Não podemos fi car parados diante dos problemas escolares, temos que aprender a aprender, mas para isso é necessário que, nós, educadores do século XXI possamos antes de tudo aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros e aprender a ser. Os projetos didáticos podem despertar no educando e educador uma nova maneira de ensinar e aprender. É considerado como uma das ferramentas de suporte de ensino e aprendizagem, pois o professor deve sentir quando há a necessidade de mudar para satisfazer-se e não deve esquecer que com essa estratégia de ensino certamente a educação que tanto nos é cobrada para ser de qualidade, poderá ser analisada com mais efi ciência. Somos sabedores que trabalhar com projetos didáticos é como um desafi o para o avanço na organização do trabalho pedagógico e para isso acontecer devemos estar unidos para realização e concretização dos conhecimentos orientados, fundamentalmente, por nossas vontades em querer fazer e acontecer. Portanto, nesse processo de refl exão, constata-se que cabe à instituição escolar formar cidadãos críticos e participativos, com consciência e clareza no processo educativo de sua aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.