MULHERES DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR
DESAFIOS E SUPERAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i3.2021.47Palavras-chave:
Mulheres docentes, Ensino superior, Educação e sociedadeResumo
Ao longo da formação da sociedade brasileira, sabe-se que a mulher foi delegada a condições de subalternidade e servidão em relação aos homens, sendo sua atuação restrita às atividades domésticas e maternal. Mas, com a Revolução Industrial e, principalmente, a partir na década de 20, as mulheres, além de conquistar maiores direitos de estudos, passaram a ocupar funções na docência infantil. Esse quadro se alterou com o passar dos anos e o gênero feminino se fez presente também no ensino superior. Com esse pano de fundo, o objetivo geral do presente trabalho visa a compreensão da condição das docentes mulheres no ensino superior na tentativa de assimilar quais os principais pontos de desafios e superações a serem enfrentados. Para tal fim, fez-se uso de pesquisa exploratória e quantitativa, através do estudo de referencial teórico e da aplicação de questionários online, os quais possibilitaram o melhor entendimento acerca dos pontos relativos à atuação feminina na docência universitária brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.