INTEGRAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E POTENCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.489Palavras-chave:
Inteligência Artificial. Educação a Distância. Personalização do Aprendizado.Resumo
Este estudo explora o papel transformador da Inteligência Artificial (IA) na educação a distância, inspirado pela experiência de intervenção pedagógica de Pereira et al. (2023). O foco recai sobre os benefícios, desafios e implicações práticas da implementação da IA nesse contexto. A personalização da aprendizagem e a melhoria da eficiência educacional no ambiente digital são fundamentais para a relevância deste tema. O objetivo geral é investigar como a IA pode ser empregada para enriquecer o ensino e a aprendizagem a distância, utilizando um exemplo prático de sucesso como referência e discutindo as vantagens e desvantagens de sua adoção. A análise concentra-se na forma como a personalização do aprendizado por meio da IA pode otimizar os recursos educacionais e oferecer feedback imediato, ao mesmo tempo em que enfrenta desafios significativos, como questões de privacidade, ética e acesso equitativo às tecnologias. As conclusões destacam a importância da capacitação docente, do desenvolvimento de políticas educacionais adequadas e da colaboração entre diferentes partes interessadas para superar os obstáculos e maximizar o potencial da IA na educação a distância. Apesar dos desafios, conclui-se que os benefícios da integração da IA na educação a distância justificam os esforços contínuos em pesquisa e aplicação.
Downloads
Referências
Moran, J. (2015). Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: Bacich, L., Tanzi Neto, A., & Trevisani, F. de M. (Orgs.), Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso.
Moran, J. M. (2002). O que é educação a distância. São Paulo: ECA, USP. Recuperado de www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/dist.pdf
Orlandeli, R. (2005). Um modelo Markoviano-Bayesiano de inteligência artificial para avaliação dinâmica do aprendizado: aplicação à logística [Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina]. https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/102092/221278.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Ouadoud, M., Chkouri, M. Y., & Nejjari, A. (2018). Learning Management System and the Underlying Learning Theories: Towards a new Modeling of an LMS. International Journal of Information Science & Technology - iJIST, 2(1), 25-33.
Pelli, D., & Vieira, F. C. F. (2018). História da educação na modalidade à distância. In CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS. São Carlos, SP: UFSCAR. Recuperado de http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/907
Pereira, J. S., Albuquerque, A. M. L., Martins, E. F. S., Zambrano, T. P. B., & Silva, F. G. (2023). A ética no uso da inteligência artificial: Um relato de experiência da residência pedagógica língua inglesa. IX Encontro Nacional das Licenciaturas. https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/enalic/2023/TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID2715_TB74_12082023160945.pdf
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gilmara Benício de Sá, Adilson Lima Pereira, Alan Carlos Pereira Pinto, Elzo Brito dos Santos Filho, Jacson King Valério Oliveira (Autor/in)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.