Arte como catalisadora da mudança social: Diálogo intercultural, empatia e construção de um futuro mais justo

Autores

  • Josué Jorge Gonçalves da Silva Autor/in
  • José Tarcísio Lourenço Pontes Autor/in
  • João Helvis Rodrigues de Freitas Autor/in
  • Roosevelt Lindolfo Venâncio Freire Autor/in

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.620

Palavras-chave:

Arte, Cultura, Identidade, Diversidade, Inclusão Social.

Resumo

Este artigo explora a relação intrínseca entre arte, cultura e identidade, destacando o papel da arte como catalisadora da mudança social. A arte, como forma de expressão humana, transcende a mera reprodução da realidade, atuando como um reflexo, um molde e um transformador da cultura. Através da arte, indivíduos e comunidades expressam suas visões de mundo, constroem e renegociam suas identidades, e desafiam normas e valores. A representatividade na arte é fundamental para garantir que as vozes e as histórias de todos os grupos sociais sejam ouvidas e valorizadas, combatendo a invisibilidade e a exclusão. A arte também promove a inclusão social, o diálogo intercultural e a empatia, contribuindo para a construção de um futuro mais justo e equitativo. No entanto, a valorização da diversidade na arte enfrenta desafios como o preconceito, a discriminação e a falta de acesso à cultura. Para superar esses obstáculos, é fundamental articular políticas públicas, programas educacionais e ação coletiva que visem a democratização do acesso à arte e a valorização da diversidade cultural.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Josué Jorge Gonçalves da Silva

     – Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

  • José Tarcísio Lourenço Pontes

    – Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

  • João Helvis Rodrigues de Freitas

    – Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

  • Roosevelt Lindolfo Venâncio Freire

    Licenciatura em Filosofia (UFPB)

Referências

Achebe, C. (1988). Hopes and Impediments. Doubleday.

Adichie, C. N. (2009). The danger of a single story. TEDGlobal 2009.

Adorno, T. W. (1970). Aesthetic theory. Continuum.

Anderson, B. (1983). Imagined communities: Reflections on the origin and spread of nationalism. Verso Books.

Appadurai, A. (1996). Modernity at large: Cultural dimensions of globalization. University of Minnesota Press.

Benedict, R. (1934). Patterns of culture. Houghton Mifflin Harcourt.

Beuys, J. (1982). Jeder Mensch ein Künstler [Every Man an Artist]. [Palestra apresentada na] Documenta 7, Kassel, Alemanha

Bourdieu, P. (1992). Les règles de l'art: Genèse et structure du champ littéraire. Seuil.

Butler, J. (1990). Gender trouble: Feminism and the subversion of identity. Routledge.

Clifford, J. (1988). The predicament of culture: Twentieth-century ethnography, literature, and art. Harvard University Press.

Collins, P. H. (2000). Black feminist thought: Knowledge, consciousness, and the politics of empowerment. Routledge.

Danto, A. C. (1964). The artworld. The Journal of Philosophy, 61(19), 571-584.

Erikson, E. H. (1968). Identity: Youth and crisis. Norton.

Foucault, M. (1975). Surveiller et punir: Naissance de la prison. Gallimard.

Fraser, A. (2005). From the critique of institutions to an institution of critique. Artforum, 44(1), 278-283.

Freire, P. (1970). Pedagogy of the oppressed. Continuum.

Freire, P. (1996). Pedagogy of the oppressed. Penguin Books.

Geertz, C. (1973). The interpretation of cultures: Selected essays. Basic Books.

Golden, T. (2001). Black male: Representations of masculinity in contemporary American art. Whitney Museum of American Art.

Hall, S. (1996). Introduction: Who needs 'identity'? In S. Hall & P. Du Gay (Eds.), Questions of cultural identity (pp. 1-17). Sage Publications.

hooks, b. (1992). Black looks: Race and representation. South End Press.

Lippard, L. R. (1990). Mixed blessings: New art in a multicultural America. Pantheon Books.

Lorde, A. (1984). Sister outsider: Essays and speeches. Crossing Press.

Mead, M. (1972). Blackberry winter: My earlier years. William Morrow & Company.

Nora, P. (1984). Les lieux de mémoire. Gallimard.

Rancière, J. (2000). Le partage du sensible: Esthétique et politique. La Fabrique éditions.

Ribeiro, D. (1995). O povo brasileiro: A formação e o sentido do Brasil. Companhia das Letras.

Said, E. W. (1978). Orientalism. Pantheon Books.

Santos, I. F. dos. (2007). A ludicidade como ciência: O lúdico na educação e na saúde [Playfulness as science: The playful in education and health]. Vozes.

Schiller, F. (1795/2004). On the aesthetic education of man. Dover Publications.

Stuckey, H. L., & Nobel, J. (2010). The connection between art, healing, and public health: A review of current literature. American Journal of Public Health, 100(2), 254-263.

Wollheim, R. (1987). Painting as an art. Princeton University Press.

Arquivos adicionais

Publicado

24.09.2024

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa

Como Citar

DA SILVA, Josué Jorge Gonçalves; PONTES , José Tarcísio Lourenço; DE FREITAS , João Helvis Rodrigues; FREIRE, Roosevelt Lindolfo Venâncio. Arte como catalisadora da mudança social: Diálogo intercultural, empatia e construção de um futuro mais justo. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2024. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2024.620. Disponível em: https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/620.. Acesso em: 16 out. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

21-30 de 238

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.