FORMANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
RELATOS DE UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i7.2021.126Palavras-chave:
Formação de professor, Ensino Remoto, COVID-19, EducaçãoResumo
O Projeto Político Pedagógico do Curso - PPC, de Licenciatura em Ciências Biológicas, UNEAL, tem por objetivo formar professor-biólogo capaz de compreender as demandas sociais, fazendo leituras da conjuntura onde seu desempenho profissional incidirá com um olhar crítico e conhecedor da realidade socioeconômica, cultural e ambiental no qual estão inseridos, sob a perspectiva da sustentabilidade. Inesperadamente, o mundo foi afetado. O isolamento social, decorrente da pandemia da Covid-19, vem ocasionando repercussões e impactos em diversos aspectos da vida em escala global nos âmbitos sociais, econômicos, políticos, culturais, tecnológicos e saúde. No Brasil e no Mundo, afetou a educação no processo de escolarização e formação, em todos os níveis de educação formal. A inserção do ensino remoto tornou uma alternativa para enfrentar esses novos desafios. Por fim, este artigo tem como objetivo identificar as dificuldades enfrentadas pelos discentes de Ciências Biológicas no ensino remoto em tempos de pandemia e sua perspectiva pós-formação. Fizeram parte dessa pesquisa, os graduandos do curso de L. C. Biológica dos semestres finais, dessa forma, para a realização da pesquisa foi utilizado um questionário semiestruturado, aplicado por meio virtual, considerando o momento de pandemia. Os resultados quanto às dificuldades no ensino remoto surgem: ausência de prática, falhas na abordagem metodológica, assim como recursos tecnológicos e o ambiente familiar desfavorecendo o ensino na formação continuada o interesse está entre mestrado, doutorado ou especialização, atuando nas diversas áreas do ensino de ciências e/ou biologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.