Estratégias pedagógicas para alunos com baixa visão
um estudo bibliográfico
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v2i1.265Palavras-chave:
Estratégias Pedagógicas, Baixa Visão, InclusãoResumo
Este trabalho tem como objetivo geral apresentar estratégias pedagógicas direcionadas para alunos com baixa visão, e para desenvolver esse objetivo é fundamental que os objetivos específi cos estejam dispostos sobre uma sólida fundamentação teórica. Num primeiro momento vamos conceituar a baixa visão, para isso utilizaremos para referência autores como: Domingues; Carvalho; Arruda (2010), Lima (2006), CID 10 sobre a classifi cação para defi ciência visual; Romagnolli; Ross (2008), Sá; Campos; Silva (2007), Orrico; Canejo; Fogli (2013) e Machado (2009), logo após, será discutido sobre quais mecanismos legais garantem a inclusão para os alunos com deficiência e posteriormente abordaremos sobre quais estratégias pedagógicas podem ser utilizadas na sala regular para os alunos com baixa visão. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, se fundamenta com referencial bibliográfico e documental que são anunciados no avançar do texto. Através desta pesquisa ficou demostrado que existe uma gama de alterações visuais que precisam ser previamente conhecidas para que haja uma utilização adequada dos recursos pedagógicos, e que os materiais possam estar adaptados para que possa contribuir no desenvolvimento do ensino e aprendizagem de alunos com baixa visão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.