A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS MATEMÁTICAS: ESTRATÉGIAS E ABORDAGENS
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.515Palavras-chave:
Sequência. Lógico. Engajamento. Conhecimento.Resumo
Este artigo explora a importância do ensino de sequências numéricas matemáticas no contexto da educação matemática. Destacando a relevância das sequências numéricas como uma ferramenta fundamental para desenvolver o pensamento lógico, a habilidade de identificação de padrões e a compreensão dos fundamentos da matemática. Em seguida, é discutido estratégias eficazes para ensinar sequências numéricas, incluindo abordagens práticas, recursos visuais e tecnológicos. Finalmente, é enfatizado a importância de uma abordagem interativa e contextualizada, que promova o engajamento dos alunos e facilite a transferência de conhecimento para situações do mundo real.
Downloads
Referências
GIOVANNI, José Ruy. Matemática Fundamental: uma nova abordagem. São Paulo: Ftd, 2010. 784 p.
T, Jean. A Gênese do Número na Criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
VIGOTSKI, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2019. 212 p.
PIAGET, Jean. A Construção do Real na Criança. 2. ed. São Paulo: Ática, 1996.
MATEMÁTICA, Saber. Sequência de Fibonacci: sequências e progressões. Sequências e Progressões. Disponível em: https://sabermatematica.com.br/sequencia-de-fibonacci.html. Acesso em: 15 abr. 2024.
OLIVEIRA, Raul Rodrigues de. Sequência numérica. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/sequencia-numerica.htm. Acesso em: 07 abr. 2024.
NOVAES, Jean Carlos. Sequência Numérica: com exercícios. Matematica Basica. Disponível em: https://matematicabasica.net/sequencia-numerica/. Acesso em: 06 abr. 2024.
FREITAS, Gláucio da Silva. Sequências. Infoescola. Disponível em: https://www.infoescola.com/matematica/sequencias/#google_vignette. Acesso em: 06 abr. 2024.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jéssica Lorrany Parente Ferreira (Autor/in)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.