GAMIFICAÇÃO E MOTIVAÇÃO NO APRENDIZADO

Autores

  • Dayana Passos Ramos Autor/in
  • Flaviane Regina de Sousa Araújo Autor/in
  • Graziele Rancan Autor/in
  • Hermócrates Gomes Melo Júnior Autor/in
  • Michael de Bona Autor/in

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.486

Palavras-chave:

Gamificação, Motivação Estudantil, Educação, Tecnologia Educacional, Engajamento.

Resumo

Este trabalho investigou o impacto da gamificação na motivação dos estudantes, explorando como elementos e mecânicas de jogos aplicados ao contexto educacional podem melhorar o engajamento, a retenção de conhecimento e o desempenho acadêmico. O objetivo geral foi analisar a eficácia da gamificação como estratégia pedagógica para aumentar a motivação dos alunos. A metodologia adotada consistiu em uma revisão de literatura, examinando estudos que avaliam a implementação e os efeitos da gamificação na educação. Os resultados apontaram para uma correlação positiva entre a gamificação e o aumento da motivação estudantil, sustentada pelo alinhamento com teorias de motivação e pela incorporação efetiva de tecnologias como a realidade virtual. Desafios como a necessidade de equilibrar os elementos lúdicos com os educacionais e a capacitação docente foram identificados. As considerações finais ressaltaram o potencial da gamificação para revitalizar práticas pedagógicas, apesar dos obstáculos para sua implementação. Perspectivas futuras indicam uma expansão da gamificação, impulsionada por avanços tecnológicos e uma maior aceitação de métodos inovadores de ensino.

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Biografia do Autor

  • Dayana Passos Ramos

    http://lattes.cnpq.br/3926233480957360
    https://orcid.org/0009-0009-5158-3908
    E-mail: dpassosramos2019@gmail.com

  • Flaviane Regina de Sousa Araújo

    http://lattes.cnpq.br/7199090591571685
    E-mail: souflavianeregina@gmail.com

  • Graziele Rancan

    http://lattes.cnpq.br/5068468053041392
    E-mail: grazirancan@gmail.com

  • Hermócrates Gomes Melo Júnior

    https://orcid.org/0009-0003-5758-414X
    E-mail: hgjunior@ufba.br

  • Michael de Bona

    http://lattes.cnpq.br/0765851552103998
    Email: michaeldebona@gmail.com

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

05.04.2024

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa

Como Citar

RAMOS, Dayana Passos; ARAÚJO, Flaviane Regina de Sousa; RANCAN, Graziele; JÚNIOR, Hermócrates Gomes Melo; DE BONA, Michael. GAMIFICAÇÃO E MOTIVAÇÃO NO APRENDIZADO. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2024. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2024.486. Disponível em: https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/486.. Acesso em: 21 maio. 2024.

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