Acesso ao mercado de trabalho aos portadores de deficiência visual na cidade de Maputo
Access to the Job Market for Visually Impaired Individuals in the City of Maputo
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.866Palavras-chave:
Acesso, portadores de deficiência visual, mercado de trabalho.Resumo
O acesso dos portadores de deficiência visual ao trabalho na Cidade de Maputo é um tema que revela desafios significativos e lacunas que impedem a inclusão dos deficientes visuais no mercado laboral. A pesquisa tem como objectivo analisar tais desafios, utilizando abordagem qualitativa, baseada nas entrevistas com os principais actores envolvidos e em uma análise bibliográfica. Os resultados indicaram que, embora existam normas que garantem direitos, há uma carência de regulamentações específicas que abordem as necessidades dos portadores de deficiência visual, como adaptações razoáveis nos ambientes de trabalho e programas de formação direccionados. Além disso, o preconceito e a discriminação persistem como barreiras relevantes no ambiente de trabalho, reflectindo uma visão capacitista que ainda permeia os citadinos em Maputo. Muitas vezes, empregadores têm percepções limitadas sobre as capacidades dessas pessoas, o que gera resistência à sua contratação. Os principais desafios enfrentados incluem a falta de conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência e a insuficiência de políticas públicas eficazes para garantir sua inclusão. As conclusões apontam que há necessidade de fortalecer as políticas existentes e implementar programas de capacitação tanto para trabalhadores com deficiência quanto para empregadores, visando sensibilizá-los sobre a importância da inclusão. Recomenda-se também a criação de campanhas de sensibilização que promovam a inclusão e o respeito pelos direitos das pessoas com deficiência visual. Essas acções são essenciais para garantir um ambiente mais inclusivo e acessível, permitindo que os portadores de deficiência visual possam contribuir para a sociedade e o mercado de trabalho na Cidade de Maputo.
Downloads
Referências
ADA - AMERICANS WITH DISABILITIES ACT. (1990). Public Law No: 101-336. Washington: U.S. Government Printing Office.
AMARAL, Lígia. Conhecendo a deficiência; em companhia de Hércules. In: AQUINO,
CHAMBAL, L.; BUENO, M. Educação Inclusiva em Moçambique: Desafios e Perspectivas. Revista Brasileira de Educação Especial, 2011.
ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.
CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis: Vozes, 1998.
COMISSÃO EUROPEIA. (2021). European Disability Strategy 2021-2030. Bruxelas. CRESWELL, John W. Projecto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativo e misto. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
IANNI, Octavio. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.
OIT - ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. (2020). Promoting the employment of persons with disabilities: A global perspective. Geneva: ILO. OMS - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Nova Iorque, 2006.
MARCONI, M. de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro I. São Paulo: Nova Cultural, 1985.
SILVA, P.; PRAIS, F.; SILVEIRA, A. M. Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho: desafios e perspectivas. Ciência & Saúde Coletiva, 2015. DOI: https://doi.org/10.29327/216984.6.1-4
SILVA, R. P. Direitos das pessoas com deficiência no mercado de trabalho: reflexões sobre a legislação brasileira. 2020. 48. Dissertação (Mestrado em Serviço Social). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. International classification of functioning, disability and health: ICF. Geneva: World Health Organization, 2001.
Legislação Nacional
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE, Resolução nº 68/2009, de 27 de Novembro (Aprova a Estratégia da Pessoa Portadora de Deficiência na Função Pública.
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE, Constituição da república de Moçambique, 2004.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Raul de Miguel Benjamim Jofrisse Nhamitambo (Autor/in)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.