O Potencial dos Jogos Eletrônicos como Ferramentas Pedagógicas na Educação Física no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.567Palavras-chave:
jogos eletrônicos, educação física, ensino fundamental, ferramentas pedagógicas, aprendizagem ativa.Resumo
Este artigo explora o potencial dos jogos eletrônicos como ferramentas pedagógicas nas aulas de Educação Física no ensino fundamental. A crescente popularidade dos jogos eletrônicos entre crianças e adolescentes, aliada aos avanços tecnológicos, levanta questões sobre como essas ferramentas podem ser integradas ao currículo escolar de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos alunos. A pesquisa, de natureza teórica, envolveu a revisão da literatura relevante sobre o tema. Os resultados apontam para o potencial dos jogos eletrônicos em promover a motivação, o engajamento e o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais. No entanto, desafios como o tempo de tela e a necessidade de adaptação pedagógica também são discutidos. O artigo conclui com recomendações para a utilização eficaz de jogos eletrônicos na Educação Física, enfatizando a importância da mediação docente e da seleção criteriosa de jogos adequados aos objetivos pedagógicos.
Downloads
Referências
Darido, S. C. (2005). Educação física na escola: questões e reflexões. Guanabara Koogan.
Farias, J. M., Mota, J. M., & Junqueira, L. A. (2017). Jogos eletrônicos na educação física escolar: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 39(2), 189-197.
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra.
Gallahue, D. L., & Ozmun, J. C. (2013). Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. AMGH.
Gee, J. P. (2003). What video games have to teach us about learning and literacy. Palgrave Macmillan.
Kishimoto, T. M. (1994). O jogo e a educação infantil. Pioneira.
Organização Mundial da Saúde (OMS). (2019). Guidelines on physical activity, sedentary behaviour and sleep for children under 5 years of age. OMS.
Sánchez-Bañuelos, F. (2012). The use of exergames for health promotion: a systematic review. Games for Health Journal, 1(4), 261-270.
Vygotsky, L. S. (1984). A formação social da mente. Martins Fontes.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Adenise Alexandre de Brito e Guedes, Joel Cleiton Maia de Lima , Josivaldo Jorge Gonçalves da Silva, Malena Poliana Pereira de Figueiredo, Maria Milizia Heline de Figueiredo Pereira (Autor/in)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.