Conceituando o Lúdico para o trabalho pedagógico em sala de aula
Conceptualizing Playfulness for pedagogical work in the classroom
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.902Palavras-chave:
Ludicidade. Conceito. Sala de aula.Resumo
Este artigo trata-se de um recorte da Dissertação de Mestrado que aborda sobre “A LUDICIDADE NO ENSINO DE ALUNOS DO PRIMEIRO SEGUIMENTO DA EJA ATALAIA DO NORTE –AM”. O sistema educacional brasileiro tem trabalhado com afinco na intenção de inserir no ambiente escolar a ludicidade como um mecanismo de relevância para o ensino-aprendizagem, acreditando que para um aprender satisfatório e significativo a harmonia entre prazer e conhecimento é imprescindível, para que os alunos se motivem cada vez mais a fazerem parte das atividades propostas em sala de aula. Assim sendo, a caminhada que se pretende percorrer com o intuito de edificar este trabalho tenta elucidar, por sua vez, como a prática lúdica contribui para o processo de formação das crianças das séries iniciais. Ademais, busca-se evidenciar a importância da prática lúdica como mecanismo de apoio para um ensino-aprendizagem profícuo, bem como a maneira adequada de ser utilizado nas classes da EJA das séries iniciais. Para discutir tal panorama, realizou-se uma pesquisa de caráter teórico-bibliográfico mediante conceitos de autores especialista na temática em questão, com o propósito de compreender de maneira mais cuidadosa e eficiente a importância da ludicidade para o processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Referências
OLIVEIRA, R. Z. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
PIAGET, J.A Psicologia da criança. Ed. Rio de Janeiro. Bestrand Brasil, 1998.
PIANA, MC. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. DOI: https://doi.org/10.7476/9788579830389
PILETTI, N. Psicologia Educacional. 17 Ed. São Paulo: Ática, 2009.
PRODANOV, C. C. Manual de metodologia científica. 3. ed. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2006.
REIS, Marina dos. A Importância dos jogos para o Ensino da matemática. PUC –PR. Curitiba, 2013.Disponível em< www.diadiaeducação.pr.gov.br>. Acesso em: 16 dez de 2019.
ROUSSEAU, Jean Jacques. Emílio. Jogos da Educação. São Paulo: Defusão Européia do Livro, 1968.
ROSSINI, M. Educar para ser escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
SOARES, B. M.; BATISTA, G. A. A. Alfabetização e Letramento. Disponível em: Acesso em: 12 de julho de 2016.
VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
VYGOTSKY, L. A. Aprendizagem, Desenvolvimento e Linguagem. 2 Ed. São Paulo: Icon,1998. VYGOTSKI, L. S. Fundamentos da Defctologia: Obras Escogidas V. Madri: Visor, 1997.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Graciene Lopes Freire da Costa, Laury Vander Leandro de Souza, Eliuvomar Cruz da Silva (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.