Incidência de neurocisticercose em pacientes com epilepsia provenientes do Estado de Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v2i1.305Palavras-chave:
Cisticercose, Crise Epiléptica, Vírus da Imunodefi ciência HumanaResumo
A neurocisticercose é uma doença que acomete o sistema nervoso central, causada pela presença de larvas da taenia solium nesse órgão, que podem provocar convulsões e vir a desenvolver epilepsia. A cisticercose é uma doença parasitária que está relacionada a condições higiênico-sanitária da população. O objetivo desse estudo foi observar a incidência da neurocisticercose em pacientes com epilepsia atendidos no ambulatório de epilepsias do Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas. Foi aplicada uma ficha padronizada com dados de identificação, hábitos alimentares, semiologia das crises, exames neurológicos e complementares. Foram incluídos no estudo 107 pacientes, onde 51.4% desenvolveram epilepsia sintomática, destes dois foram diagnosticados com neurocisticercose, os quais eram portadores do Vírus HIV. Diante dos dados coletados observou-se uma grande diminuição dos casos de neurocisticercose associados à epilepsia, a qual pode ter ocorrido a melhores condições de moradia com saneamento básico, informação e fiscalização sanitária.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.