GAMIFICAÇÃO E MOTIVAÇÃO NO APRENDIZADO
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.486Palavras-chave:
Gamificação, Motivação Estudantil, Educação, Tecnologia Educacional, Engajamento.Resumo
Este trabalho investigou o impacto da gamificação na motivação dos estudantes, explorando como elementos e mecânicas de jogos aplicados ao contexto educacional podem melhorar o engajamento, a retenção de conhecimento e o desempenho acadêmico. O objetivo geral foi analisar a eficácia da gamificação como estratégia pedagógica para aumentar a motivação dos alunos. A metodologia adotada consistiu em uma revisão de literatura, examinando estudos que avaliam a implementação e os efeitos da gamificação na educação. Os resultados apontaram para uma correlação positiva entre a gamificação e o aumento da motivação estudantil, sustentada pelo alinhamento com teorias de motivação e pela incorporação efetiva de tecnologias como a realidade virtual. Desafios como a necessidade de equilibrar os elementos lúdicos com os educacionais e a capacitação docente foram identificados. As considerações finais ressaltaram o potencial da gamificação para revitalizar práticas pedagógicas, apesar dos obstáculos para sua implementação. Perspectivas futuras indicam uma expansão da gamificação, impulsionada por avanços tecnológicos e uma maior aceitação de métodos inovadores de ensino.
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