INSERÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS EM SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Sebastião Antônio Neto Eikon University Autor/in

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i5.2021.769

Palavras-chave:

Educação; Tecnologia; Formação Profissional; Planejamento.

Resumo

Este relatório é resultado de uma pesquisa que investiga a relação professor e o uso do computador em suas práticas pedagógicas, e como esses profissionais estão se apropriando dessa ferramenta no processo ensino-aprendizagem. Faz uma reflexão da necessidade de professores inserirem as Tecnologias da Informação e Comunicação durante as suas atividades profissionais com seus alunos, mediante a importância que a tecnologia tem na sociedade atual. Com o objetivo de identificar no quadro de professores da Escola Municipal de Educação Básica Professor Divaldo Suruagy, no Ensino fundamental I, localizada no Povoado Fazenda Nova, s/n, Zona Rural de Olivença – Alagoas, a importância da inserção dos avanços tecnológicos na sala de aula. Realizou-se um estudo de caso para verificar qual o comportamento dos professores em relação à utilização das TIC e seu dia a dia, no trabalho na escola e levantaram-se informações e necessidades das escolas com relação à infraestrutura, formação continuada e planejamento para uso dos recursos tecnológicos disponíveis na escola. Evidenciou-se a necessidade de promover formação continuada, a fim de introduzir os professores na cultura informática e dar-lhes condições de desenvolver o domínio da tecnologia para a resolução de problemas da escola e de sua prática profissional, possibilitando também a elaboração de projetos de gestão de TIC. Os professores precisam compreender o significado desse trabalho, como meio para a realização dos objetivos educacionais de natureza pedagógica, razão última da existência da escola. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sebastião Antônio Neto, Eikon University

    Mestre em Educação pela Eikon University, Professor de Matemática do Fundamental e Médio e IFAL- Instituto Federal de Alagoas, Escola Estadual Desembargador Augusto Costa e Escola Municipal de Educação Básica Professor Divaldo Suruagy e E-Tec Profuncionário

Referências

COSTA, J.; OLIVEIRA, M.a A. M. Novas Linguagens e novas tecnologias: educação e sociabilidade. Petrópolis: vozes, 2004.

MERCADO, L. P. L. Integração de mídias nos espaços de aprendizagem. Em aberto, v.: 22 n. 79. Brasília: Inep, 2009.

MORAN, J. M. et al. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. 6. Ed. Campinas: Papirus, 2000, p.17-18, 23, 29.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na Educação: Teoria & Prática. Porto Alegre, v. 3, n. 1 (set. 2000) UFRGS. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, p. 137-144.

OLIVEIRA, M. A. O estudo de caso. Maceió: Edufal, 2003.

SANCHO, J. M. Para uma tecnologia educacional. v. 2. Porto Alegre: Artmed, 2001, p.136.

TIMBOÍBA, C. A. N. et. al. A inserção das TICs no Ensino Fundamental: limites e possibilidades. In: Revista científica de educação a Distância, v. 2- n. 4 – ISSN 1982- 6109, jul. 2011.

Publicado

23.11.2021

Como Citar

ANTÔNIO NETO, Sebastião. INSERÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS EM SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL I. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 5, 2021. DOI: 10.51473/rcmos.v1i5.2021.769. Disponível em: https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/769.. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 363

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.